quinta-feira, 24 de abril de 2014



Para contar histórias precisamos ouvir histórias

Humanizar o texto é o desafio do jornalismo nesse momento tão tecnológico onde a notícia é instantânea e cheia de dados. A comunicação passa por um desafio, onde temos que reconfigurar nossos textos para aproximar cada vez mais nosso conteúdo ao nosso público leitor.

A melhor estratégia para prender a atenção do leitor é contar uma boa história, mas para isso é importante que o jornalista também esteja disposto a ouvir. Dialogar com as fontes, os protagonistas, são as melhores formas para se produzir um texto agradável e de fácil percepção.

Esse texto humanizado pode e deve fazer parte também das assessorias de comunicação, que por muitas vezes se preocupam apenas em divulgar um release com as informações básicas, porém, sempre temos a impressão que poderia ser melhor, que algo falta no texto que o torne criativo. Mas não esqueçamos que essa criatividade tem que conviver harmonicamente com o conteúdo jornalístico.

Nesse cenário, seja você membro de uma redação, redator de um blog ou assessor de imprensa, é importante ouvir histórias para contar histórias. Tente ouvir mais suas fontes e observe com atenção, e também com carinho o que estão contando a você, para que ao passar isso adiante você possa ser fiel ao conteúdo, mas também dar a sua impressão ao texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário