terça-feira, 15 de abril de 2014

Capital Humano: os talentos são o grande diferencial

“As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, 
mas são demitidas pelos seus comportamentos”
Peter Drucker

Por muito tempo o fator humano foi negligenciado das discussões sobre a sustentabilidade empresarial e desenvolvimento econômico, a ideia difundida era a de que o capital físico e a estrutura organizacional supririam as necessidades de crescimento e garantiriam o sucesso dos negócios. Esse cenário tem se modificado substancialmente e em seu lugar tem surgido a ideia de que são as pessoas e suas habilidades e competências que geram riqueza e vantagem competitiva, tal fenômeno é segundo Barney (1991) o processo estratégico baseado na vantagem de recursos e capacidades. 

Atualmente, ser único, diferenciado e inovador são condições primordiais para permanência no mercado, isto se aplica tanto as organizações como aos profissionais que buscam a inserção e permanência no mercado de trabalho. Isto porque, com o elevado grau de competitividade, oferecer produtos e serviços exclusivos e possuir recursos e habilidades distintos representa fonte de vantagem competitiva ao garantir desempenho superior frente aos concorrentes que atuam com estruturas e estratégias similares.  

No entanto, se de um lado, atuar considerando os recursos únicos e diferenciados da empresa oferece autonomia e dificulta a imitação das vantagens competitivas, de outro modo, aumenta a responsabilidade da empresa no que concerne a captação e retenção dos talentos humanos habilitados a criarem tais vantagens. Tal situação impõe necessariamente uma readequação na forma de selecionar e reter talentos, estes não podem mais ser meros técnicos nem tão pouco apresentarem habilidades somente comportamentais. 

A grande estratégia é justamente a retenção de talentos que possuam simultaneamente conhecimentos técnicos e habilidades psicológicas que lhes permitam atuar com competência e interagir em prol da organização. Desse modo, o capital humano pode ser o grande diferencial de uma organização se esta conseguir aliar técnica, habilidades humanas e conceituais e estimular a formação de competências de saber ser, agir e fazer em seus colaboradores. 

Para fazer isso a empresa tem que contar com o auxílio de profissionais capacitados e treinados para captar e selecionar esses talentos que podem trazer vantagens superiores à organização. Além disso, ela deve saber pra onde está indo, quais estratégias vai usar e obviamente, como tais talentos devem contribuir nesse processo. Considerando tudo isso, o capital humano será portanto a fonte primordial de riqueza da empresa, isto porque esse capital é  único e intransferível. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário