quinta-feira, 19 de maio de 2016

Secretaria de Saúde realiza campanha de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis
Com intuito de prevenir doenças sexualmente transmissíveis, a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, por meio da Secretaria de Saúde e dos departamentos de Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atendimento Especial (SAE) realizou o programa Prevenção na Rua.

A ação realiza testes rápidos de Sífilis e HIV e atendeu 157 pessoas, envolveu sete profissionais, contou com vinte Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e aconteceu na avenida 29 de Dezembro, ao lado da Igreja de São Cristóvão em dois trailers equipados para o serviço.

O psicólogo do CTA, Sérgio Hildo, falou do objetivo da campanha. “Nós temos um local fechado para fazer testagens e aconselhamentos sobre doenças sexualmente transmissíveis (HIV e Sífilis). Uma das metas do programa é sair dos muros do CTA, ir para ruas, e examinar a população. Nosso intuito é alcançar o máximo de pessoas possíveis, informar sobre todas as doenças DSTs, principalmente a AIDS”, destacou o psicólogo.

“Para a população é um projeto muito bom, ótimo momento para a gente se cuidar, excelente para a nossa saúde. Não podemos ter vergonha, e sim procurar manter a saúde”, disse a costureira, Cláudia Dias.

José Inácio, auxiliar de serviços gerais, contou sobre a importância da prevenção. “Esses testes são muito importantes para a nossa saúde. Esses exames vieram em boa hora, principalmente porque precisamos nos cuidar de todo tipo de doença”, pontuou José Inácio. 

O diagnóstico é realizado através de testes sorológicos e moleculares, o resultado é sigiloso sai em aproximadamente 20 minutos. O CTA funciona na Rua Antônio Felix da Silva, 153, Bairro Santo Antônio, próximo ao campo do Ypiranga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário