quarta-feira, 20 de julho de 2016

Inicia nesta quarta-feira prazo para realização de convenções
 
Tem início nesta quarta-feira (20) o prazo para a realização das convenções partidárias que irão definir os candidatos a vereador e a prefeito dos 5.570 municípios do país. O prazo se estende até o dia 5 de agosto. Durante os próximos 15 dias, as siglas se reúnem para decidir também a respeito das coligações a serem formadas para o pleito.

Em Santa Cruz do Capibaribe, os dois principais grupos da cidade já anunciaram as datas e local que serão realizados os seus respectivos eventos. O grupo de oposição na cidade tem sua convenção marcada para o próximo dia 31, no Clube Ypiranga, onde deverá ser ratificado o nome do vereador Fernando Aragão (PTB) para disputa pela prefeitura da Capital da Moda. Já o grupo situacionista, liderado pelo prefeito Edson Vieira (PSDB), deve realizar a sua convenção no dia 05 de agosto, também no Clube Ypiranga, onde deverá ser confirmado o nome de Edson para a reeleição ao administrativo municipal.

Além disso, a partir desta quarta, os partidos e candidatos já poderão formalizar contratos que gerem despesas e gastos com a instalação física e virtual de seus comitês de campanha. Os gastos, no entanto, só serão efetivados após a Justiça Eleitoral receber o CNPJ, a conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e os recibos eleitorais.

Prestação de contas

Também estará disponível nesta quarta o download, no site do TSE, do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). A ferramenta deve ser utilizada por candidatos e partidos políticos para registrar a movimentação financeira da campanha e gerar a prestação de contas eleitoral.

Enquetes e pesquisas

Já as enquetes referentes ao processo eleitoral estão proibidas. Segundo a definição, enquete é a simples coleta de opiniões de eleitores sem nenhum controle de amostra e sem a utilização de método científico para sua realização. Esse tipo de consulta depende apenas da participação espontânea do interessado.

Já a pesquisa eleitoral, que está permitida e deve ser registrada, requer dados estatísticos realizados junto a uma parcela da população de eleitores, com o objetivo de comparar a preferência e a intenção de voto a respeito dos candidatos que disputam determinada eleição.


A divulgação de enquetes e sondagens em desacordo com as regras previstas na legislação eleitoral pode ser punida com o pagamento de multa, que varia de R$ 53 a R$ 106 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário