terça-feira, 18 de abril de 2017

Mudando postura - Paulo Câmara mira nos movimentos sociais

Após realizarem ato em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta segunda-feira (17), trabalhadores caminharam até o Palácio do Governo, onde se reuniram e foram recebidos pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e integrantes do Governo do Estado. O protesto foi realizado pela Fetape, MST, CUT, Assocene e Fetaepe, com o objetivo de obter uma resposta a uma pauta com demandas que passam pela Reforma da Previdência, seca, Programa Chapéu de Palha, educação no campo, cadastro ambiental no campo e segurança pública, dentre outros pontos. 

Sempre cobrado pelos aliados para colocar a cara na rua, o governador mudou a forma como vinha agindo até então, já que recebeu uma comissão formada por integrantes dos movimentos, discutiu uma pauta de demandas e, por fim, anunciou na frente do Palácio do Campo das Princesas o resultado das negociações para os manifestantes, que desta vez puderam se colocar diante da sede do Governo e não ao lado do Teatro Santa Isabel, como sempre ocorre.

Outra diferença dos protestos anteriores é o fato de que sempre que manifestantes chegavam ao Palácio, quem recebia os representantes dos atos era o secretário-executivo de Coordenação da Casa Civil, Marcelo Canuto. Segundo palacianos, a mudança de postura, nesta segunda-feira, se deu ao fato de que os governadores do PSB tem ligação história com os movimentos do campo.

Ao anunciar as medidas, Paulo citou o reajuste no benefício do Programa Chapéu de Palha e a posição contrária à mudança na previdência rural da forma como está sendo posta no projeto enviado pelo Governo Michel Temer ao Congresso Nacional. Aliados do governador afirmam ser necessário ampliar o diálogo com os movimentos sociais, sempre afinados com os governos socialistas e o encontro desta segunda-feira caminhou nessa linha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário