segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe prepara alunos para provas Brasil e SAEPE 2017

Na última sexta-feira (20) a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Educação, realizou aulão preparatório para as provas Brasil e SAEPE, que ocorrerão nesse mês de outubro (Prova Brasil), e em novembro (SAEPE).

Alunos de toda rede municipal de ensino, do 5° e 9° ano participaram de atividades voltadas ao tema desde a segunda-feira no Centro de Esportes Unificado (Praça do CEU). Como encerramento das preparações, a Secretaria de Educação convidou o professor especializado em Língua Portuguesa, Menelau Júnior, que apresentou aula motivacional e uma oportunidade de revisar as temáticas já abordadas.

As atividades realizadas pela Secretaria de Educação são avaliações contínuas, que contam com simulados e toda uma equipe pedagógica para que os resultados possam ser satisfatórios. Toda essa preparação acontece desde os primeiros dias de aulas do período letivo e seguem com a aproximação das avaliações.

Santa Cruz do Capibaribe, em 2016, obteve a melhor classificação na regional, onde o município chegou na primeira posição na região do Agreste Centro Norte. O município ficou com o primeiro lugar com nota 5,0 no ranking do Ensino Fundamental Anos Iniciais, e também ficou na dianteira com índice 4,0 no Ensino Fundamental Anos Finais. Para avaliar as unidades de ensino, o IDEPE considera o desempenho e o fluxo escolar, e tem como referência o índice nacional (IDEB).

A aplicação das provas acontecerá nas seguintes datas: Prova Brasil nos dias 23, 24, 25, 26, 27 e 31 de outubro. Já a prova do SAEPE, acontece no dia 29 de novembro.

O secretário de Educação, Joselito Pedro, fez um balanço de todas as ações, e comentou sobre o cuidado que a pasta tem para melhorar a cada ano os resultados. “A nossa preocupação é preparar os alunos para as mudanças que irão ocorrer agora no ensino médio. Provas como essas, refletem os resultados do IDEPE e IDEB, e nosso município tem se destacado nas duas, são os avanços que nós implantamos. Santa Cruz do Capibaribe é melhor no Agreste e no estado, somos referências para todas as cidades”, citou.

Prova Brasil (SAEB) – Criada em 2005, a Prova Brasil, realizada a cada dois anos, onde participam todos os alunos de escolas públicas do 5° e do 9° ano e 3° ano do ensino médio em turmas com mais de 20 alunos. A avaliação é dividida em duas provas: Língua Portuguesa e de Matemática. Após a realização do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela sua aplicação, envia um boletim de desempenho individual e materiais com informações adicionais para todas as escolas participantes. É através dessa prova que são medidos os índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

SAEPE – As provas do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) são realizadas com alunos do 3°, 5° e 9° ano do Ensino Fundamental tem como principal fator, medir a qualidade do ensino. A pontuação dessa prova resulta nos números do IDEPE (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário