quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Pão de Açúcar e o sonho das emancipações

O comunicador Alberes Xavier está em Brasília onde acompanha de perto os momentos que antecedem a analise por parte da presidente Dilma Rousseff (PT) quanto o PLP 416, projeto que devolve aos estados da federação a autonomia para a criação de novos municípios.

Segundo Alberes, apesar do Projeto ser muito bem elaborado, existem pessoas que têm se posicionado contra ele, o que tem preocupado lideranças do movimento de emancipacionistas. “Nós que lutamos pelas emancipações temos que estar atentos, pois pessoas mal intencionadas podem querer estragar uma luta de tantos anos”, disse ele.

Alberes, que se tornou uma referência das emancipações em Pernambuco, disse que representantes do movimento continuarão em Brasília o tempo que for necessário.

Ele citou ainda o compromisso com a causa, assumido pelo deputado estadual Diogo Moraes (PSB), novo vice-líder do governo Eduardo Campos (PSB) na Assembleia Legislativa. “Diogo agora é vice-líder do governo na ALEPE, ou seja, ele tem mais prestigio ainda que antes, além disso, ele já nos garantiu que nos próximos dias agendará uma reunião entre nós e o presidente da ALEPE, Guilherme Uchôa”.

Enquanto Alberes segue em Brasília, moradores de Pão de Açúcar seguem com a coleta de assinaturas visando à sua emancipação.

Pelo Projeto de Lei Complementar aprovado pelo Senado, na semana passada, que ainda não foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff, o primeiro passo para que um distrito possa pleitear sua emancipação é recolher 20% das assinaturas dos seus moradores dizendo que são a favor.
Essas assinaturas deverão ser enviadas à Assembleia Legislativa, que imediatamente instalará o processo de emancipação. Esta terá um prazo de 180 dias para marcar a data do plebiscito.

Para que o processo vá adiante, são necessários os votos de pelo menos 60% dos eleitores do distrito e também da cidade-mãe.