Marketing Básico:
Conceitos e Definições, afinal o que é Marketing?
Os primeiros estudos acerca do tema marketing começaram nos
Estados Unidos por volta dos anos 1950. Esse conceito começou a ser trabalhado
no sentido de analisar uma maneira mais consistente na atuação das empresas no
mercado e identificar qual a melhor forma para continuar impulsionando as
vendas de seus produtos.
Os primeiros ensaios em relação ao marketing determinavam
que a empresa não necessariamente devesse priorizar uma produção em larga
escala, inovar com seus produtos ou manter um esforço enorme nas vendas,mas
identificar a necessidade do cliente e tentar satisfazer os seus desejos de
maneira que o consumidor não apenas compre o produto, mas estabeleça também uma
relação de confiança com a empresa/marca.
Nesse cenário, Kotler (1998) estabelece que o papel do
marketing como atividade gerencial da empresa é tornar o esforço das vendas
secundário. Ainda nesse âmbito propõe-se que haverá sempre a necessidade de
alguma venda. “Mas o propósito de marketing é tornar a venda supérflua,
conhecendo e entendendo o consumidor de maneira que o produto se ajuste a ele e
venda sozinho”.
O século XXI trás consigo um novo momento em que o marketing
ganha ainda mais destaque devido aos problemas enfrentados pela chamada
sociedade pós-moderna. O novo paradigma é superar as expectativas do cliente,
pois o mundo vive numa era em que se faz necessário um consumo responsável.
Essa temática faz surgir outros estudos e definições para o
marketing, destacando aspectos sociais e ambientais principalmente, uma vez que
o consumo responsável gera uma cobrança para que as empresas produzam de forma
mais consciente visando uma melhor qualidade de vida para a sociedade. Mas
esses são assuntos para nosso próximo encontro aqui mesmo no MUNDO DO MARKETING.
Valtency Vasconcelos
Publicitário
Pós-Graduando em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado
Consultor de Marketing e Comunicação na Consultoria Lins e Vasconcelos
Social Media na G2 Comunicação Integrada
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.