sexta-feira, 25 de outubro de 2013


Marketing Básico: Conceitos e Definições, afinal o que é Marketing?  

Os primeiros estudos acerca do tema marketing começaram nos Estados Unidos por volta dos anos 1950. Esse conceito começou a ser trabalhado no sentido de analisar uma maneira mais consistente na atuação das empresas no mercado e identificar qual a melhor forma para continuar impulsionando as vendas de seus produtos.

Os primeiros ensaios em relação ao marketing determinavam que a empresa não necessariamente devesse priorizar uma produção em larga escala, inovar com seus produtos ou manter um esforço enorme nas vendas,mas identificar a necessidade do cliente e tentar satisfazer os seus desejos de maneira que o consumidor não apenas compre o produto, mas estabeleça também uma relação de confiança com a empresa/marca.

Nesse cenário, Kotler (1998) estabelece que o papel do marketing como atividade gerencial da empresa é tornar o esforço das vendas secundário. Ainda nesse âmbito propõe-se que haverá sempre a necessidade de alguma venda. “Mas o propósito de marketing é tornar a venda supérflua, conhecendo e entendendo o consumidor de maneira que o produto se ajuste a ele e venda sozinho”.

O século XXI trás consigo um novo momento em que o marketing ganha ainda mais destaque devido aos problemas enfrentados pela chamada sociedade pós-moderna. O novo paradigma é superar as expectativas do cliente, pois o mundo vive numa era em que se faz necessário um consumo responsável.

Essa temática faz surgir outros estudos e definições para o marketing, destacando aspectos sociais e ambientais principalmente, uma vez que o consumo responsável gera uma cobrança para que as empresas produzam de forma mais consciente visando uma melhor qualidade de vida para a sociedade. Mas esses são assuntos para nosso próximo encontro aqui mesmo no MUNDO DO MARKETING.
 
Valtency Vasconcelos

Publicitário
Pós-Graduando em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado
Consultor de Marketing e Comunicação na Consultoria Lins e Vasconcelos


Social Media na G2 Comunicação Integrada

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