segunda-feira, 14 de outubro de 2013

DILMA PODE TER METADE DOS 25 MINUTOS DO HORÁRIO ELEITORAL

A presidente Dilma Rousseff, em campanha pela reeleição, deverá ocupar metade do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão destinado aos candidatos à Presidência. Serão 12'28'' do total de 25 minutos do programa eleitoral, com duas inserções diárias em três dias por semana. O cálculo foi feito pelo Valor, caso as alianças desenhadas pelo PT para a disputa em 2014 se confirmem.

O PT terá no próximo ano o apoio dos novatos PSD, de Gilberto Kassab, criado em 2011, e o Pros, neste ano.

Em contrapartida, o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que deixou recentemente a base governista pelo projeto presidenciável e se aliou a Marina Silva, terá menos de dois minutos (1'59') – isso se contar com a força do PPS. Já o tucano Aécio Neves ficará com 4'11'', se confirmar base com o DEM e o Solidariedade.

Em pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, Dilma seria reeleita em primeiro turno, com 42% dos votos, contra 21% de Aécio e 15% de Eduardo Campos. A presidente foi quem herdou a maior parte dos votos de Marina Silva.

Em números precisos, 42% dos marineiros migraram para Dilma, 21% foram para Aécio Neves e 15% para Eduardo Campos, a quem ela apoia oficialmente.

No entanto, há um viés de alta para o pernambucano, uma vez que apenas 37% dos eleitores de Marina sabem que, agora, ela está filiada ao PSB.