quarta-feira, 13 de setembro de 2017

“Sofremos o pão que o diabo amassou”, afirma Luciene Cordeiro sobre educação na gestão Zé Augusto

Recentemente o Sindicato Único do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino de Pernambuco (SINDUPROM), aprovou em Assembleia uma proposta de 3 milhões de reais, apresentada pelo prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB) com o objetivo de sanar perdas salariais referentes aos anos 2001 à 2006. A  diretora do SINDUPROM, Luciene Cordeiro, esteve falando ao Direto ao Ponto.

Os recursos têm origem no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e da Valorização do Magistério (FUNDEF), extinto em 2007, que previa um valor mínimo anual por aluno que deveria ser garantido pela União como complementação ao arrecadado pelos Estados, o que não ocorreu no período, levando os municípios a processarem a União e posteriormente conquistarem o ressarcimento. 

Para Luciene 60% dos recursos deveriam ser destinados aos profissionais que atuaram no período. “No nosso entendimento, como naquele ano a gente recebia pelos 60%, então 60% de complementação que vem agora, deveria ser repassado para os professores. Infelizmente, o prefeito não entendeu desta forma, a nossa luta continua. O bom mesmo seria que tivesse sido repassado os 60% para todo mundo, mas infelizmente não conseguimos”, disse.

Luciene relembrou o período. “Foi um período muito difícil para a categoria de professores, nesse período o governo era José Augusto Maia e nós que estávamos na ativa sofremos o pão que o diabo amassou, principalmente quem era efetivo da época.  Porque, além de não sermos recebidos pela gestão, de não haver diálogo nenhum, também não tinha reajuste salarial. . Então foi um período negro na história da educação”, declarou. 

Na oportunidade, Luciene destacou a importância do diálogo para a garantia dos 3 milhões de reais. “Foi importante a abertura desse diálogo , porque pelo menos uma parte a gente está garantindo agora e daqui para frente, vamos ver o que acontece (...). O diálogo é de fundamental importância, se não existir diálogo, não existe avanço. A gente só conseguiu esse valor mediante o diálogo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário