sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Procon Santa Cruz do Capibaribe dá orientações para compras de produtos no Dia das Crianças



Uma das principais datas do comércio varejista no ano é o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. Na oportunidade, todas as lojas que disponibilizam brinquedos em seus estoques acabam oferecendo uma variedade de presentes, com cores chamativas, itens mecânicos e personagens de desenhos e séries infantis.

Mas antes de ir ao comércio, é importante que os pais e responsáveis tenham algumas precauções, para que o dia seja apenas de comemoração para toda a família, como orienta o coordenador do Procon Santa Cruz, Thalys Henrique. "O apelo do comércio visando o Dia da Criança é muito significativo, e é a grande data do setor do varejo antes do Natal, mas é necessário que os adultos tenham cuidado na hora de presentear, não façam a compra por impulso, pensem na segurança das crianças e não façam compras que não se encaixem no orçamento, para não comprometer as contas da família", pontua.

Siga algumas das orientações do Procon para os consumidores no Dia das Crianças, do ponto de vista do direito do consumidor:

- Na hora da compra além de verificar a procedência do produto, deve-se observar se este possui o selo do Inmetro, bem como a faixa etária indicada para o uso do brinquedo;

- A compra deve ser feita em mercado formal para garantir a saúde e segurança da criança e para resguardar os direitos enquanto consumidor, em caso de defeito no produto, pois viabiliza troca do produto;

- Adquirir um produto com defeito de fabricação é transtorno tanto para o adulto que o comprou e para a criança, que ficará frustrada. Por isso, sempre que possível, é importante solicitar que o vendedor abra o produto e verifique se está íntegro, sem quebra ou falta de peças; também que seja testado;

- Vale lembrar ainda que as regras aplicadas aos produtos nacionais também vale para os produtos importados. Nestes casos, o manual do produto deve trazer em português e em linguagem clara e precisa todas as informações, regras de montagem e modo de usar o produto, bem como a identificação do fabricante ou importador com o respectivo CNPJ, dados essenciais para proceder a uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor.

Para maiores informações, ou reclamações posteriores, o consumidor tem à sua disposição o Procon, na Avenida Padre Zuzinha, 178. Telefone: 3731-0313.

Nenhum comentário:

Postar um comentário