quinta-feira, 10 de outubro de 2019

UPA de Santa Cruz do Capibaribe oferta café da manhã em programação do Outubro Rosa

Dedicado a alertar mulheres para a importância dos exames preventivos na luta contra o câncer de mama, a campanha do Outubro Rosa foi iniciada, na manhã da última terça-feira (08), na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (José Vieira Filho) em Santa Cruz do Capibaribe.

Colaboradores e pacientes participaram de um café da manhã, onde foram repassadas informações, principalmente as mulheres que estavam na Unidade, sobre a prevenção do câncer de mama.

O secretário de Saúde, Dr. Nanau, falou que todas as unidades de saúde do município estarão se esforçando para conscientizar toda população. “Nós, da Secretaria de Saúde, convocamos todos os membros que fazem parte da rede municipal para dedicarmos este mês de outubro no incentivo e no repasse das informações referentes ao Outubro Rosa, mês dedicado a prevenção do câncer de mama. Todas as unidades de saúde do município estarão nesta luta”, pontuou.

O gestor da Unidade, José Ademir, ressaltou a importância de incluir os serviços públicos na campanha. “Recebemos cerca de mil pessoas por dia na nossa      UPA 24 Horas, e estamos fazendo uma força-tarefa para levar informações de interesse das pessoas que precisam conhecer formas de prevenção e de identificar possíveis casos”, disse.



Dados - De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno 25% de todos os canceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário