sexta-feira, 11 de agosto de 2017


Ser Advogado

No dia 11 de Agosto é comemorado o dia do Advogado, profissional de grande importância na sociedade, sendo uma das profissões mais antigas na história da humanidade. Desde o dia 11 de Agosto de 1827, quando foi sancionado por Dom Pedro I, a criação dos cursos jurídicos no Brasil, se iniciava a trajetória de grandes operadores do direito, que na busca de satisfazer os anseios da sociedade estiveram presentes em momentos importantes da história brasileira.

Há quem diga que sem Advogado não há justiça, mas o que falar desses profissionais de grande importância na concretização de direitos? O ciclo inicial da carreira do Advogado, começa logo no final da faculdade, quando o mesmo é condicionado por lei, á prestar um exame nacional de ordem, em que se verifica a preparação e aptidão dos bacharéis em direito, ao exercício regular da profissão de Advogado.

É correto afirmar, que o acesso à justiça depende da intervenção de Advogados, sabemos que existem possibilidades, de à parte demandar sem a presença desse profissional, mas são raros os casos, e nem sempre aconselhável. O Advogado é sempre a primeira pessoa lembrada em qualquer situação de risco e violação a um direito inerente a determinada pessoa.

Certa vez, observei uma afirmação que só pude compreender, com alguns anos de atuação, essa afirmação, se referia a idéia de que a Advocacia não é uma profissão de covardes. Uma vez que o Advogado, em meio ao Judiciário falido, e com uma necessária necessidade de mudanças, enfrenta diariamente problemas em diversas Comarcas no Brasil, desde o descumprimento de princípios fundamentais, até a violação de prerrogativas que precisam ser combativas a cada dia, para uma melhor segurança jurídica.

Ser Advogado vai muito além do que uma rotina de Fórum e Escritório, ser advogado é acreditar no direito do cliente, como se fosse seu, é querer fazer o bem, mesmo que isso seja necessário a intervenção do Judiciário. É lutar por uma sociedade mais justa e igualitária, acreditando sempre no Estado Democrático de Direito.

Nesse dia, quero parabenizar todos esses profissionais, operadores do Direito, que de forma ética e responsável atende as demandas que lhe são impostas, sempre aplicando o direito e todas as suas fontes necessárias para a concretização de justiça. Pois sem o Advogado, não há justiça!


Thalys Henrique de Lima Silva

Formado em Direito pela Faculdade Asces, Pós Graduado em Direito do Consumidor pela Faculdade Damásio, Advogado no Escritório Thalys Henrique Advocacia e Consultoria, atuando nas áreas cíveis e trabalhista, Atualmente Gestor do Procon de Santa Cruz do Capibaribe-PE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário