terça-feira, 9 de abril de 2019

Campanha de vacinação contra gripe começa na próxima quarta-feira (10)

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, por meio da Secretaria de Saúde, informa à população que a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) vai iniciar na próxima quarta-feira, 10 de abril.  

A imunização segue até o dia 31 de maio e será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (postos de saúde), das 08 às 12 horas e das 13 às 16 horas. 

Natália Gardênia, coordenadora do programa de imunização do município, lembra da importância da vacinação. “É muito importante que todos se vacinem, especialmente as pessoas do grupo prioritário. Quem não se vacina coloca em risco sua própria vida, a de seus familiares e das pessoas com quem tem contato”, destaca.

A campanha de vacinação visa reduzir complicações, internações e mortalidades decorrentes de infecções pelo vírus da gripe. A meta do município é vacinar 90% das pessoas inclusas nos grupos prioritários.

Grupos prioritários para vacinação:

Crianças de seis meses a menores de cinco anos (5 anos, onze meses e 29 dias);
Gestantes em qualquer idade gestacional;
Mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas);
Trabalhadores da Saúde;
Pessoas com 60 anos de idade ou mais;
Professores das escolas públicas e privadas, mediante apresentação de documento que identifique ser professor;
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, com prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

No primeiro momento da campanha, que vai de 10 a 19 de abril, a prioridade será para as crianças e gestantes. A partir de 22 de abril até 31 de maio, a vacinação ocorrerá com todos os públicos do grupo prioritário. O dia de mobilização nacional, “Dia D”, será 04 de maio.

Contraindicações:

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário