domingo, 5 de junho de 2016

Bate Papo com Helinho Aragão

Empresário, promotor de eventos e vereador, sendo inclusive uma das revelações da política, Hélio Lima Aragão Filho, ou melhor, “Helinho Aragão” foi o escolhido dessa semana para participar do Bate Papo Direto ao Ponto, filho de Hélio Lima Aragão e Maria Célia Pereira Aragão. 

Foi eleito para seu primeiro cargo como vereador em 2012, quando obteve 1.560 votos. Antes disso, foi o promotor da famosa “Beijadrilha”, que existiu por 11 anos. Helinho é casado com Flávia Monteiro e tem uma filha: Sophia.

Nascimento e histórias de infância

Helinho nasceu em 15 de outubro de 1983, no Hospital Souza Aragão e durante toda a sua infância morou na cidade natural, ele lembra que durante a sua infância chegou a morar na Avenida Padre Zuzinha (Rua Grande) e depois se mudou para a Rua Dr. Arnaldo Monteiro. “Eu sou santa-cruzense da gema e foi nessa cidade que nasci, depois ainda morei na Rua Grande e meus pais se mudaram para a Rua Dr. Arnaldo Monteiro, onde eu tive a minha infância e foi onde também iniciei minhas amizades na qual jogávamos bola, eu tinha duas barras de gol e a gente brincava o dia inteiro”, relembrou.

Dr. Aragãozinho – Considerado por Helinho, como amigo, tio, padrinho e pai, o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Dr. Aragãozinho foi o responsável pelo seu nascimento, realizou o parto que deu a luz ao jovem vereador.

O árbitro – “Na época em que a gente jogávamos os torneios de futebol que organizávamos com os amigos, criamos um campeonato e meu amigo, o deputado estadual Diogo Moraes era bastante gordo na época e como não queria correr, ele foi o árbitro dessas partidas, se caracterizava e tudo mais, vestindo as roupas de juiz de futebol”, citou o vereador.

Os acidentes marcaram...

Durante a sua infância, Helinho sofreu dois acidentes que marcaram a sua vida, um deles foi quando um galho de árvore perfurou o seu joelho e atingiu a coxa. “Eu era acostumado a pegar goiabas em casas abandonadas e uma vez subi em um pé no Hotel Fazenda, porque meus pais haviam ido almoçar lá e eu inventei de subir em um pé de goiaba que tinha lá, aí um dos galhos quebrou, entrando no meu joelho e chegou a atingir a coxa” destacou.

Outro acidente que marcou a vida do vereador foi quando estava jogando partidas de futebol que eram disputados pelos Colégios Diocesano espalhados pelo país e o mesmo foi até um estádio de futebol na cidade de Mossoró-RN.

“Eu estava no banco de reserva e peguei a chuteira de meu amigo Thiago, e me achei um grande jogador, quando entrei na partida fui me amostrar e perdi a bola, e o treinador mandou eu recuperar a bola, ai quando rodei para voltar a chuteira travou no chão e eu rompi os ligamentos do joelho”, disse.

“Primeira vez que andei de ambulância”

Helinho Aragão relembrou que a primeira vez que andou de ambulância foi nesse último acidente em que estava no jogo do Colégio. “A primeira vez que andei de ambulância foi nessa partida de Mossoró-RN, lá fui para o hospital e já realizei a cirurgia, fiquei quase dois anos sem poder jogar bola, depois desse dia também repensei várias coisas”, disse.

Amigos que relembrou – na infância, Helinho relembrou que jogou bola com vários amigos. “Tinha os netos de Dona Dóra, os filhos de Zé Dêdelo, netos de Dona Dalvina, e os filhos de Zé do Trator, além de Francisco Zacarias e Felipe Aragão, era muito bom os nossos rachas”, disse.

Estudos

Iniciando seus estudos na Escola Santo Antônio, o vereador lembrou que estudou lá até a alfabetização, saindo depois para a Escola Menino Jesus e por fim terminou os estudos no Colégio Diocesano de Caruaru. “Comecei meus estudos na Escola Santo Antônio, onde estudei até a alfabetização, depois fui para a Escola Menino Jesus e fiquei até a 5º série, e depois disso meus pais me colocaram para estudar no Colégio Diocesano em Caruaru e foi lá que concluir os estudos”, afirma.

A “vitória” no Grêmio Estudantil – quando era aluno do Colégio Diocesano, Helinho Aragão acabou tendo a vontade de participar das eleições do Grêmio Estudantil e lançou o seu nome para presidente do Grêmio, e foi vitorioso. “Lá tinha um partido chamado ARE e já fazia 4 eleições que eles ganhavam, aí eu me juntei com duas turmas e criamos o Partido Socialista Estudantil (PSE), onde me lançaram como candidato com a logomarca “Hélio chapa 10”, mas quando vi que iríamos ganhar, eu mudei de cargo e fiquei sendo o Diretor de Esportes e Eventos, porque se eu fosse presidente teria que ir sempre a Recife e ficava inviável para mim”, disse.

“O primeiro evento realizado sobre sua tutela”

Helinho lembra que quando venceram as eleições, começou a promover eventos no Colégio e sua primeira grande iniciativa foi levar a banda Santa-Cruzense Bambú de Ouro para lá. “Todo mundo queria fazer eventos com bandas de Caruaru e eu disse que não, que levaria uma de Santa Cruz do Capibaribe que tocava tudo, e ai foi casa cheia e foi bem proveitoso esse primeiro evento”, disse ele.
Foi promotor da Beijadrilha...e pagou mico!

Idealizador e promotor da Beijadrilha, uma das mais recordadas festas de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho relembrou que a promoção de suas festas foi o que lhe deu uma certa popularidade para alçar uma vaga na Câmara de Vereadores. “Quem recorda sabe que foi uma das maiores festas já realizadas aqui, existiu por 11 edições, as últimas duas foram feitas no Cabana Club, porque com trio-elétricos estava sem segurança para os foliões”, disse.

Maior mico da Beijadrilha – Helinho relembrou que estava no meio do povo na edição de Nº 10, realizada em 2010, onde o cantor Douglas Pegador da Banda Forró Pegado lhe fez passar por um dos maiores micos da história dos eventos, ele pediu que o vereador levantasse a mão no meio do povo e fez o desabafo “Muito obrigado Helinho, você nos recepcionou com um camarim sem espelho, sem buffet e sem sofá, mas para a outra banda, tinha Sky e tudo que a gente não teve, vamos curtir a festa gente, ninguém precisa de Helinho para que isso aconteça”. O fato deixou o vereador em saia justa e ele ficou sem reação no meio do povão, ficando ainda, bastante chateado.

Beijadrilha X Rougedrilha - Helinho lembrou que a Beijadrilha, de sua promoção e a Rougedrilha de Renato Júnior tinham uma certa rivalidade e eles acabaram sendo chamados pelo promotor. “Comecei com um som na sede, ai Renato abriu uma mala de som, eu peguei e botei um reboque de som, aí ele foi e pegou outro reboque maior que o meu, eu não tive demora, liguei para Gugu Som e mandei ele montar um palco e coloquei a banda Forró do Matricó, só sei que depois disso o promotor da cidade nos chamou e determinou a proibição de eventos na Avenida 29”, relembrou humorado.

Política

Helinho Aragão teve suas primeiras participações na política ainda quando criança, principalmente nas eleições de 1992, onde seu pai foi candidato a vereador e ele esteve ao lado dele. Em 2000, voltou a fazer parte das militâncias políticas de seu atual grupo, os “Taboquinhas”, e disse que sempre permaneceu e que irá estar ao lado das decisões de seu grupo.
Em 2012, o vereador foi eleito com uma votação de 1.560 votos, sendo uma das revelações da política local.

O convite para ser vice-prefeito de Edson Vieira

Helinho Aragão chegou a ser convidado para ser o pré-candidato a vice-prefeito de Edson Vieira (PSDB), mas de pronto, rejeitou. “Eu não aceitei porque tenho meu lado, de onde nasci, me criei e fui eleito aqui, e de forma alguma eu vou deixar meu partido, porque aqui eu tenho espaço e só agradeço, desejo boa sorte a todos, mas essa conversa encerro por aqui”, disse o parlamentar.

Pensei em não ser candidato a reeleição agora em 2016...

O vereador relembrou que esteve pensando recentemente em não sair candidato a reeleição nestas eleições que se aproximam. Helinho disse que conversou com amigos e familiares, seus pais desejam que ele deixe a política. Questionado se sairia, o vereador disse que irá disputar novamente. “Eu estive reunido com amigos e boa parte apoiou que eu devia continuar, meus pais não querem, mas eu tomei a decisão de permanecer na política porque tenho muito ainda para mostrar a Santa Cruz do Capibaribe”, afirmou.

Jogo Rápido

Infância – Minha base
Futebol – Minha paixão
Diocesano – Onde, praticamente tudo de bom começou na minha vida 
Beijadrilha – Minha inspiração, meu hobby
Família – Meu tudo
Política – Tá na veia
Dr. Aragãozinho – Meu pai, Meu Amigo, Meu Irmão e Meu amor
Hélio Aragão – Meu espelho, Meu herói, Meu pai
Fernando Aragão – Tem muito a fazer por Santa Cruz, essa terra precisa dele
José Augusto Maia – Um homem de história e trabalho, tem o que mostrar
Diogo Moraes – Amigo
Edson Vieira – Gente Boa
Santa Cruz do Capibaribe – Minha terra, meu amor, e sou santa-cruzense com muito orgulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário