domingo, 26 de junho de 2016

Iniciativas sociais tem espaço garantido no São João da Moda 2016
A cada edição o São João da Moda tem aumentado o investimento em políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência e ao enfrentamento do Trabalho Infantil. A iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Cidadania e Inclusão social, faz com que crianças e deficientes tenham a garantia de direito assegurada. Nesta sexta-feira (25), cerca de 50 pessoas foram assistidas pelas iniciativas sociais implantadas no festejo junino.

Devido a solicitação de entidades que compõem o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMDEF), o Camarote da Acessibilidade foi estruturado afastado do Palco da Moda, em comparação com edições anteriores. A medida busca acolher melhor o público autista, um dos responsáveis pelo pedido de mudança do espaço. “O Camarote tem como objetivo acolher as pessoas com deficiência que efetuaram o cadastro prévio para assistir aos shows. Para tanto, sempre que possível fazemos ajustes para atender melhor às necessidades do público alvo. Então pra nós, o melhor local para o Camarote será onde o deficiente sentir-se melhor,” explicou a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira.

Diariamente, interpretes e assistentes sociais prestam auxílio aos presentes no Camarote. Ao término dos shows, é disponibilizado um transporte para levar o a pessoa com deficiência e o seu acompanhante em domicílio. “Além das vias de acesso e das placas de orientação implantadas pela atual gestão, estamos empenhados em oferecer um espaço que possibilite a interação e a socialização dos deficientes; preservando sempre o conforto e a comodidade dos usuários”, declarou o Presidente do COMDEF, Renê Atleta. O espaço criado em 2013, o espaço é oferecido ainda no Desfile Cívico e Tradicional Festa de Setembro.

Além do Camarote, outra iniciativa ganha o apoio dos pais comerciantes autorizados para trabalhar no São João da Moda. Trata-se do espaço de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, onde as crianças de 6 a 14 anos, filhas de gasoseiros e vendedores ambulantes, desenvolvem atividades pedagógicas e recreativas enquanto seus pais trabalham. No intervalo dos shows, uma busca ativa é realizada pelo grupo composto por um assistente social, um conselheiro tutelar, um coordenador e um monitor, que percorrem a Avenida do Forro orientando os comerciantes sobre a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Quando há o flagrante de qualquer atividade de trabalho exercida pela criança, os pais são notificados e a criança é encaminhada para o espaço de apoio, permanecendo até o fim da programação do Palco da Moda. “Neste ano, tivemos a grata surpresa de ver alguns comerciantes trazendo os seus filhos para o espaço. Muitos agradecem a oportunidade de poder trabalhar com mais tranquilidade, sabendo que seus filhos estão sendo bem tratados e resguardados da influência de terceiros,” pontuou o coordenador Rogério Vieira. Além das atividades, o espaço oferece lanche e colchonetes para descanso.

Enquanto isso, no polo Arraial do Povão, Os Três Nortistas, Zuza de Mandaçaia, Forró Gostoso e Viciados do Forró animaram os forrozeiros mais tradicionais; já no Multicultural, Zero Grau abriu os trabalhos musicais da noite, seguido pelo “Show Mulher”, composto pelas apresentações de Paula Voices, Adga Moura, Poliana Syria e Laís Olinda. No Palco da Moda, Bruno Fagundes, Lucas Medeiros, Ítalo e Renno, antecederam a principal atração da terceira noite do São João da Moda, Paula Mattos.

HOMENAGEM PÓSTUMA A LEONARDO MACEDO

Por um minuto, o São João da Moda de Santa Cruz do Capibaribe silenciou e prestou uma homenagem póstuma ao operador de som Leonardo Macedo. Vítima de uma colisão na madrugada da última quinta-feira (24) na BR 130, Léo, como era popularmente conhecido, trabalhava para uma empresa terceirizada de sonoplastia no evento junino. Integrantes da Gerência de Eventos e da equipe técnica da festa subiram ao Palco da Moda para destacar as características, o profissionalismo e o comprometido do jovem, enquanto uma seleção de imagens era veiculada nos telões da Festa. O som dos aplausos eternizou no coração do público presente a face do filho, esposo e pai de família, Leonardo. 

Banda Magníficos encanta no São João da Moda


Na noite deste sábado (25), o São João da Moda recebeu a banda Magníficos, que há 20 anos ela surgiu da cidade de Monteiro-PB trazendo um repertório de antigos e novos sucessos. Segundo a coordenação do evento, a estimativa de público foi de 20 mil pessoas. O evento também recebeu ao palco da Moda esta noite as atrações locais, Forró na Fama e Rubieno Catanha. Já nos polos alternativos aconteceram apresentações para todos os gostos, no Polo Arraial do Povão aconteceu o Festival de 8 Baixos com a Orquestra Sanfônica de 8 Baixos. E no Polo Multicultural tocaram as bandas Sociedade Musical Novo Século, Zack Silva, Alberto Grillo, Flávio Barros, Bando de Guarás e Plano Base.

Atendimento na Saúde


A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe conta com um projeto que vem dando muito certo na realização do São João da Moda nos últimos anos, é o projeto em parceria com a Secretaria de Saúde no município, que tem como foco, realizar atendimentos emergenciais, ao público que eventualmente chegue a se acidentar. A equipe conta com dois enfermeiros e um técnico plantonista e dois motoristas de ambulância à disposição todas as noites também fica uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que oferece um plantonista enfermeiro e um motorista por noite. A equipe nos últimos dias realiza cerca de 10 atendimentos em média por noite.

 “Toda equipe trabalha em prol da realização de um evento bem organizado, para que tudo saía como planejamos, e que o São João seja bom não para nós, mas para toda sociedade santa-cruzense que vem para curtir e se divertir”, comenta o coordenador Claudio Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário