segunda-feira, 27 de junho de 2016

Senadores apresentam solicitações a Temer em troca de apoio no Impeachment

O presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB), segundo o jornal O Estado de S. Paulo, está sendo pressionado por senadores para o atendimento de solicitações em troca de apoio no julgamento do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

A votação final do processo de impeachment está prevista para ocorrer até o fim de agosto. Diante do assédio, o presidente tem recebido parlamentares no Palácio do Jaburu para almoços, jantares e reuniões, marcados muitas vezes fora da agenda oficial, onde tem mais escutado do que falado. Para interlocutores do governo no Senado, o movimento nada mais é do que uma lista de demandas.

O caso mais pitoresco, segundo relatos de três senadores próximos a Temer, é o de Hélio José (PMDB-DF). Ele pediu 34 cargos, entre os quais a presidência de Itaipu, Correios, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e até o comando do BNDES. O senador foi convencido por colegas da inviabilidade dos pedidos e do risco político que correria em sua base se apoiasse Dilma. Não levou nada e ainda decidiu votar pelo afastamento.


Pela estimativa do Planalto, a cassação de Dilma está nas mãos de 15 senadores. Hoje, 38 se posicionam a favor do impedimento, para o afastamento definitivo são necessários 54 votos. O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, se recusa a revelar a estratégia do governo para evitar a volta da petista. "Não vou revelar nomes, mas temos um controle diário dentro do Senado. Temos informação do movimento de todos, até mesmo daqueles que se dizem indecisos", disse, durante almoço com empresários na semana passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário