segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Com brilhantismo, FLIT da Escola Dinâmica realiza apresentações que despertam reflexões sociais

Com muito brilhantismo, a IV edição do festival de Literatura da Escola Dinâmica - FLIT surpreendeu o público que lotou o Teatro Municipal de Santa Cruz do Capibaribe na última sexta-feira (25).

O grandioso espetáculo cultural que abordou o tema: “Literatura e Música-Instrumentos de denúncias sociais”, teve a abertura oficial realizada pelo diretor Joselito Pedro, que recepcionou a todos, externando a alegria de viver aquele momento e ressaltando que iria iniciar o maior espetáculo cultural dos últimos tempos.

Os protagonistas da apresentação inicial foram os professores e funcionários da instituição escolar, que ao som da música “Depende de nós”, despertaram os presentes para a responsabilidade de ações combativas frente aos conflitos sociais que seriam denunciados através da linguagem musical e literária durante todo o festival.

Ainda nesse momento inicial, a professora responsável pelo projeto, Maria Lisboa, agradeceu o apoio do gestor, da coordenação pedagógica e de todos os funcionários. Ela destacou a importância da abordagem do tema, afirmando:

“O preconceito gera discriminação, gera violência... Ser diferente não significa ser inferior! A mudança na realidade a qual estamos inseridos, depende de nós, de todos nós!”
Dando prosseguimento, os alunos das turmas do 5º ano A e B, com muita sensibilidade e desenvoltura realizaram uma apresentação através da música “Um certo Galileu”, mostrando que Jesus, mesmo sendo bondoso para com todos, foi morto e crucificado.

Após essa reflexão inicial, foi iniciada a participação dos pequeninos do Ensino Infantil e Fundamental I, que com muita criatividade prestaram homenagens aos índios, resgatando suas lutas e ressaltando a importância da sociedade indígena para a história do país. A seguir, chegou o momento de ouvir os alunos cerimonialistas, Eduarda Gomes e Walter Aragão, recitarem o poema “Grito Negro”.

Como já é tradição nos festivais de literatura realizados pela Escola Dinâmica, a instituição escolheu artistas locais para homenagear, destacando o trabalho da professora norte-taquaritinguense Lia Lucena, que lançou recentemente o livro infantil "Buduléu". Outra homenageada foi a poetisa Ágda Moura, que encantou o público com belíssimas poesias sobre Santa Cruz do Capibaribe.

Através da riqueza expressa nos versos de José Caverinho, os alunos da Educação Infantil e Fundamental I prosseguiram as suas apresentações, colocando em cena reflexões sobre o negro e a escravidão.

Dando continuidade, a partir da indagação: “O que é realmente ser belo?”, os alunos do Jardim I A e Jardim II C, foram anunciados e por meio da representação do conto de fada: “O patinho feio”, chamaram a atenção para o narcisismo, que se configura como uma intensa preocupação das pessoas com o padrão de beleza.

A seguir, buscando conscientizar que toda criança tem sonhos, desejos e necessidades de amor e compreensão, e que antes de tudo, a criança é criança, os alunos do 4º ano A, subiram ao palco com o romance da literatura infanto-juvenil: “Amarelinho”, externando que antes do julgamento, é necessário trilhar-se em direção à compreensão. O Machismo e o desemprego também foram abordados no FLIT 2016, com sutileza os alunos do 5º ano C, 3º e 4º ano B, apresentaram a música “Guerreiro Menino”, do saudoso Gonzaguinha.

Em seguida, o público em coro ecoou o canto: “Eu só quero é ser feliz/ Viver tranquilamente na favela onde nasci...”, já anunciando a próxima apresentação, que contou com a participação dos alunos do 2º ano do Ensino Médio e da professora Valéria Cristina, que encantaram a todos com uma empolgante coreografia.

A guerra e o nazismo também foram ricamente retratados pelos alunos do Ensino Médio, através da representação do poema Rosa de Hiroshima e do romance: “O menino de pijama listrado”.

Encerrando o festival, os alunos do 3º ano do Ensino Médio surgiram em meio à plateia, declamando “Saga da Amazônia”. Dessa forma, a magia da arte emergiu em meio a todos mais uma vez, e o público tornou-se protagonista, envolvendo-se com aquele tipo de emoção que só a arte proporciona, exalando em todos os cantos a magia da música, da literatura, e do encanto da vida!

O desfile de belíssimas apresentações envolvendo turmas do Ensino Infantil ao Médio evidenciou o excelente trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido pela escola. O Teatro Municipal ficou pequeno para a grandiosidade do evento, que mais uma vez foi aclamado pelos pais e todo o público. Essa edição do FLIT reafirma que a Escola Dinâmica cumpre com maestria a missão de educar para a cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário