domingo, 20 de novembro de 2016

Dia do Azul beneficia 160 pessoas na Capital da Moda


Testes de glicemia, aferição de pressão, vacinação e emissão e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) foram alguns dos serviços ofertados na manhã desta sexta-feira (18), na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. A ação faz parte da comemoração do Dia do Azul - Dia Municipal de Combate ao Diabetes, que é fruto da Lei Municipal 2246/2013, resultado do projeto de autoria vereador Ronaldo Pacas (PR) e que esse ano aconteceu pela quarta vez consecutiva.

Foram 160 cidadãos contemplados com a ação que contou ainda com um café da manhã, com cardápio assinado pela nutricionista Carla Costa e palestras de conscientização da doença com a biomédica Patrícia Braga e de convivência com o diabetes através das palavras da psicóloga Karina Barros.

Já que um dos princípios do Dia do Azul é estimular a prática do exercício físico, a organização do evento convidou o profissional de educação física Anderson Chagas para desenvolver uma sessão de ginástica laboral com os presentes. "Eu adorei o evento, aprendi tanto que nem imaginava. Exercícios simples que farão toda diferença em minha vida. Além de aprender a comer corretamente e evitar o diabetes" falou Maria Aparecida de 54 anos.

De acordo com o autor do projeto, vereador Ronaldo Pacas, o evento tem o intuito de simplesmente ajudar a população ofertando informação correta e testes rápidos de detecção da doença. “A gente sabe que o diabetes é uma doença silenciosa, perigosa, porém de fácil convivência com a mesma, desde que se descubra a tempo. Do contrário, sérios problemas podem acontecer com a saúde da pessoa que insiste em não querer saber que tem diabetes. Esse projeto é de suma importância, pois nos viabiliza de prestar esse serviço à população”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário