domingo, 20 de novembro de 2016

Roberto Freire é o novo ministro da Cultura

O deputado eleito por São Paulo, Roberto Freire, natural do Estado de Pernambuco e presidente nacional do PPS, é o novo ministro da Cultura do governo Michel Temer. Ele substitui Marcelo Calero, que pediu demissão nesta sexta-feira (18) devido a divergências com outros membros do governo.


Marcelo Calero disse em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo" que o motivo principal de sua saída da Esplanada dos Ministérios foi a pressão que sofreu do titular da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, para liberar um empreendimento imobiliário em Salvador no qual ele tinha comprado um apartamento. Entretanto, Geddel negou ter feito pressão sobre o ex-colega para tentar desembargar a obra na capital baiana. 

Na entrevista publicada na edição deste sábado (19) da "Folha", Marcelo relatou que passou a ser pressionado pelo colega de ministério logo depois de assumir o comando da Cultura, em maio. Um dos ministros mais próximos ao presidente Michel Temer, Geddel é presidente do PMDB na Bahia e é um dos políticos mais influentes do estado. No Palácio do Planalto, ele é responsável pela articulação política do governo federal com o Congresso Nacional..

A carta de demissão de Calero foi entregue ao presidente Michel Temer, que ainda tentou segurar o ministro do cargo, mas em vão. Marcelo assumiu a pasta em maio deste ano quando ela havia perdido o “status” de ministério. Posteriormente, porém, devido à pressão de artistas e representantes de movimentos culturais, Temer voltou atrás e recriou o Ministério da Cultura.

O novo ministro da Cultura, Roberto Freire desembarcou no Recife neste sábado (19) para cumprir compromissos partidários ao lado do também ministro Raul Jungmann (Defesa), que também pertence ao PPS. E retorna a Brasília nesta segunda-feira (21). Freire já exerceu cargos eletivos pelo Estado de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário