segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

A volta do que não foi - Apesar das especulações de que faria uma reforma ministerial em fevereiro, após a eleição para o comando do Congresso, Michel Temer não tem na manga nenhum desenho de mudança estrutural em seu primeiro escalão. O presidente da República até gostaria de mover mais peças na Esplanada, mas quer evitar tumultos desnecessários em sua base de apoio para não comprometer votações relevantes. A reforma da Previdência é, portanto, o maior empecilho a uma mexida na equipe.

Deixa disso - O Planalto prefere que Renan Calheiros assuma a liderança do PMDB no Senado, não a Comissão de Constituição e Justiça. Como a CCJ sabatina juízes e procuradores indicados pelo governo, por exemplo, auxiliares de Temer receiam que o aliado use o órgão para seguir em guerra com parte do Judiciário, tumultuando a cena.

Reforma - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira (02) que a proposta de reforma tributária que o presidente Michel Temer pretende enviar neste ano ao Congresso Nacional “não tem muita chance de avançar” no parlamento se o governo não prever um dispositivo para compensar os estados afetados pelas mudanças. Em um pronunciamento na semana passada no Palácio do Planalto, Temer disse que irá se empenhar, em 2017, para alterar as regras tributárias brasileiras, consideradas das mais complicadas do mundo. De acordo com o peemedebista, o objetivo da reforma será simplificar o sistema tributário do país.
                      
É Federal - A Câmara deu posse nesta segunda-feira (2) a oito suplentes de deputados que assumiram os cargos após os titulares renunciarem por terem sido eleitos prefeitos e vice-prefeitos ou se licenciarem para ocupar alguma secretaria municipal. Ao todo, 15 deputados federais tomaram posse neste domingo (01) como prefeitos e quatro, como vice-prefeitos. Outros dois deputados se afastaram do mandato para assumir secretarias.     
                 
De volta - O Presidente Michel Temer retornou a Brasília com a família no início da tarde desta segunda-feira (2) após recesso de quatro dias na restinga de Marambaia, reserva administrada pela Marinha no estado do Rio de Janeiro. Temer embarcou com a família na última quinta-feira (29) para passar o fim de semana do Réveillon no local, que já foi frequentado pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. De volta à capital federal, Temer não tem compromissos oficiais marcados para esta segunda, de acordo com a agenda oficial publicada pela Presidência. Após chegar em Brasília, o presidente foi ao Palácio do Planalto para fazer despachos internos.
                      
Em pauta em 2017 - Ao protagonizarem em 2016 um dos anos mais agitados das últimas décadas no cenário político, deputados e senadores retornarão do recesso parlamentar, em fevereiro, com temas espinhosos para tratar ao longo de 2017. Entre as pautas polêmicas que os congressistas terão de lidar neste ano estão as reformas propostas pelo presidente Michel Temer nas áreas previdenciária e trabalhista, a discussão do pacote anticorrupção, o socorro aos estados à beira da falência e a regulamentação do aplicativo Uber. Em recesso desde 23 de dezembro, o Congresso Nacional irá retomar suas atividades no início de fevereiro. E, antes de se debruçarem sobre as pautas legislativas, a Câmara e o Senado terão de eleger os novos presidentes das duas casas para os próximos dois anos.                       

Pacificada - Geraldo Júlio teve um trabalhinho, mas conseguiu pacificar sua bancada na Câmara Municipal do Recife. Foram eleitos para presidente e 1º secretário exatamente quem ele queria: Eduardo Marques (PSB) e Marco Aurélio (PRTB), respectivamente. Com apoio da bancada do PP (Kiko Chico, Michelle Collins e Romero Albuquerque), Eduardo da Fonte queria Aerto Luna (PRP) na 1ª secretaria, mas recuou. 

Caras novas - Foram empossados no final da tarde deste domingo (01) os novos prefeitos de Olinda, Professor Lupércio (SD), de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR), de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e de Petrolina, Miguel Coelho (PSB). Todos integram a nova geração de políticos pernambucanos e terão futuro político no Estado dependendo do desempenho que tiverem.

Caruaru - A prefeita eleita de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), tomou posse na tarde deste domingo (01). A cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores de Caruaru. A sessão também deu posse aos 23 vereadores eleitos para o mandato de 2017 a 2020. Raquel Lyra foi eleita como a primeira mulher no comando da prefeitura de Caruaru. Ela obteve 93.803 votos, o que equivale a 53,15% do total de votos válidos. Em seu discurso de posse, a tucana afirmou que vai fazer uma gestão de vanguarda.

Jaboatão - O prefeito eleito de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, Anderson Ferreira (PR), falou em coerência de propostas e manutenção de valores no discurso de posse. A cerimônia foi realizada na tarde deste domingo (01), na Câmara de Vereadores de Jaboatão, no Centro da cidade. "Eu me preparei ao longo da minha trajetória para esse momento tão especial. Talvez, eu tenha sido o candidato mais coerente à prefeitura nesse país", ele disse. Anderson chegou ao local por volta das 16h, após a cerimônia de posse dos 27 vereadores eleitos.

Alepe - Sete deputados estaduais assumem, hoje, às 11h, mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Os parlamentares serão empossados no lugar dos deputados que foram eleitos prefeitos nas últimas eleições. Assumem efetivamente os deputados Jadeval de Lima (PDT), Paulinho Tomé (PT), Isaltino Nascimento (PSB), Laura Gomes (PSB) e Roberta Arraes (PSB). Os suplentes Gustavo Negromonte (PMDB) e Teresinha Nunes (PSDB) só estão assumindo porque os deputados Nilton Mota (PSB) e Alberto Feitosa (PR) se licenciaram, o primeiro para assumir a Secretaria estadual de Agricultura e o segundo a pasta de Habitação da Prefeitura do Recife.  Os deputados eleitos prefeitos foram Professor Lupércio (SD), em Olinda, Lula Cabral (PSB), no Cabo, Miguel Coelho (PSB), em Petrolina, Ângelo Ferreira (PSB), em Sertânia, Aglailson Júnior (PSB), em Vitória de Santo Antão, Manoel Botafogo (PDT), em Carpina, e Raquel Lyra (PSDB), em Caruaru.   
                   
Secretariado - A prefeita Raquel Lyra (PSDB) deu posse aos 13 secretários e aos quatro presidentes dos órgãos municipais, nesta segunda-feira (02). A solenidade ocorreu no Complexo Administrativo da Prefeitura e contou com a presença do ex-governador, João Lyra Neto. O secretário de governo, Rubens Júnior, falou em nome de todo secretariado.  “Tenho absoluta convicção do meu papel e do papel de cada companheiro secretário. Não teremos um ano fácil, será um ano de muita luta e trabalho sobre o seu comando, Raquel, e sobre o comando de Rodrigo. Temos um compromisso com Caruaru”, disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário