segunda-feira, 30 de janeiro de 2017


Pernambuco - O presidente Michel Temer inaugurou na manhã desta segunda-feira 30, a terceira estação de bombeamento do eixo leste do projeto de transposição do Rio São Francisco, na cidade de Floresta, em Pernambuco. A nova estrutura vai impulsionar a água por mais 60 quilômetros, rumo aos Estados de Paraíba e Pernambuco. Com investimentos da União de R$ 87 milhões, a estação receberá a água vinda do reservatório de Mandantes e elevará a uma altura de 63,5 metros. Na sequência, Temer participou, ao meio-dia, da inauguração do campus de Serra Talhada do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. A unidade conta com 5,6 mil metros quadrados, 12 salas de aula, oito laboratórios, auditório, refeitório, anfiteatro e ginásio poliesportivo, todos respeitando os critérios de acessibilidade.

Muro das lamentações - Se a estratégia do PT de lançar candidato próprio à presidência da Câmara inviabilizar o acordo para ser incluído na composição da Mesa liderada por Rodrigo Maia, o partido pretende judicializar a disputa. A sigla se apoia em um artigo do regimento que diz que a minoria tem “assegurado” um lugar entre os dirigentes, ainda que não tenha direito pela proporcionalidade. Petistas dizem que Maia trabalha pelo acerto, mas, se por força de aliados o PT for excluído, o Supremo será a saída. Em 2015, a corte rejeitou caso parecido, no Senado. A questão é que o regimento da Casa, diferentemente das regras da Câmara, não diz que a minoria tem vaga “assegurada”.

Peregrinação - Pelo menos 15 prefeitos de capitais confirmaram presença na audiência que a FNP (Frente Nacional de Prefeitos) fará nesta terça (31) com a presidente do Supremo, Cármen Lúcia. Na pauta da reunião, além da revisão das regras para cobrança judicial da dívida ativa dos municípios, também estão temas como a judicialização da saúde e das vagas em creche.

Briga - Após o luto pelo colega Teori Zavascki, ministros do Supremo Tribunal Federal voltam as atenções para a briga pela presidência da Câmara. Parte deles acha que o Judiciário não deve ser meter, mas há um número cada vez maior de ministros considerando que o STF não pode se omitir diante de “flagrante desrespeito à Constituição”, como disse um deles, representado na candidatura de Rodrigo Maia à reeleição.

Candidatura – O ex-deputado federal Beto Albuquerque, que foi candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva após a morte de Eduardo Campos, poderá ser candidato a governador do Rio Grande do Sul no ano que vem em vez de tentar voltar para a Câmara dos Deputados. O estado vive um momento extremamente difícil com as contas públicas e o próximo governador terá muito trabalho para equacioná-las.

Apoio - O PHS anunciou neste final de semana apoio à reeleição do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara Federal. O Partido tem apenas 7 deputados, entre eles o Pastor Eurico, de Pernambuco, ligado à Igreja Assembleia de Deus. Com isso, Maia passa a contar com o apoio de 9 partidos, entre eles o PSDB, o DEM, o PRB, o PV e o PSB. O apoio deste último foi externado pelo líder interino na Câmara, Tadeu Alencar (PSB-PE), na última quinta-feira.

Oposição - Uma semana depois de recomendar a celebração de um acordo com partidos da base do governo Temer, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, defendeu, neste domingo (29), o lançamento de candidatos da oposição para a presidência da Câmara e do Senado. Seguida sua orientação, o PT ficará fora dos postos-chave da Mesa Diretora da Câmara e do Senado, mesmo que detenha a segunda maior bancada das duas Casas. O partido deverá lançar o nome do deputado Paulo Teixeira (SP) para a presidência da Câmara. "Minha opinião pessoal é que nos unamos aos parlamentares da oposição (PDT, PC do B, Rede e PSol) num bloco a ser encabeçado(a) por alguém deste campo", afirma.

Candidato - Uma semana após a bancada do PSB anunciar que vai apoiar a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) informou, hoje, que assumirá uma candidatura avulsa ao comando da Casa. A eleição que definirá quem irá comandar a Câmara nos próximos dois anos está marcada para quinta-feira (2). O deputado de Minas já disputou outras duas vezes a presidência da Casa. Na primeira, em 2013, foi derrotado pelo então deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Em 2015, Delgado foi derrotado por Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Preso - O ex-bilionário Eike Batista, preso nesta segunda-feira (30) ao desembarcar no Rio de Janeiro, teve seu cabelo raspado durante passagem pelo presídio Ary Franco, em Água Santa, zona norte do Rio, onde chegou pela amanhã após desembarcar no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, vindo de Nova York.  Eike foi transferido para a Penitenciária Bandeira Stampa (conhecida como Bangu 9), localizada no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. O empresario teve a prisão decretada na quinta-feira (26), no âmbito da Operação Eficiência, segunda fase da Calicute, o desdobramento da Lava Jato no Rio. Considerado foragido pela Justiça, o empresário teve o nome incluído na lista de procurados da Interpol. Como ele não tem ensino superior completo, vai ficar em uma cela comum.

Campanha - O deputado Rogério Rosso (PSD-DF) anunciou nesta segunda-feira (30) ter retomado a campanha dele à presidência da Câmara. A votação está marcada para esta quinta-feira (2). Na semana passada, Rosso, que sequer tem o apoio do partido dele, o PSD, chegou a suspender a candidatura, alegando que aguardaria uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Maia ainda trata a candidatura como uma possibilidade, embora esteja em campanha, de maneira informal, e, com o objetivo de impedi-lo de se reeleger, adversários passaram a mover diversas ações no Supremo.

Homologação - O presidente Michel Temer disse nesta segunda-feira (30) que a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lucia, "fez o que deveria fazer" ao homologar as 77 delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht. "Olhe, eu acho que a ministra, presidente Cármen Lúcia, até tinha pré-anunciado que muito possivelmente entre hoje e amanhã faria homologação. Acho que ela fez o que deveria fazer e nesse sentido fez corretamente", disse Temer em Floresta, no Sertão de Pernambuco.

Sucessão - O Supremo Tribunal Federal (STF) voltará a julgar nesta quarta-feira (1º) uma ação que visa impedir que réus em processos penais ocupem cargos da linha sucessória da Presidência da República, como os presidente da Câmara e Senado. O processo foi inserido na pauta nesta segunda (30) pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia. A ação começou a ser julgada em novembro do ano passado, quando 6 dos 11 ministros da Corte votaram para barrar réus da ocupação desses cargos. Posteriormente, em dezembro, o ministro Marco Aurélio determinou o afastamento do cargo do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), mas a decisão foi revertida na mesma semana pelo STF.

Sigilo - A Procuradoria-Geral da República deve pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) o levantamento do sigilo das 77 delações de executivos e ex-executivos da construtora Odebrecht, segundo investigadores. Em dezembro, o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, já havia informado à bancada do Espírito Santo no Congresso que a sua intenção era o de pedir a retirada do sigilo das delações assim que elas fossem homologadas. O pedido deve ser feito ao relator da Lava Jato no STF. Morto em um acidente aéreo neste mês, o ministro Teori Zavascki era o responsável na corte pelo caso e um novo relator ainda não foi escolhido.

De volta  – O secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado, Felipe Carreras retomará o seu mandato de deputado federal para votar em Rodrigo Maia para a presidência da Câmara dos Deputados e em Tadeu Alencar para a liderança do PSB na Casa. Felipe obteve 187.384 votos em 2014 e tem sido um dos mais atuantes secretários do governador Paulo Câmara.

Embolado – Um poço de mágoas com a prefeita Raquel Lyra e o ex-governador João Lyra Neto por conta da divulgação da situação de Caruaru, o ex-prefeito José Queiroz estaria avaliando ser candidato a deputado estadual em 2018 com o objetivo de defender o legado da sua gestão. Caso seja candidato, Queiroz embolará ainda mais a situação em Caruaru, pois já são pré-candidatos a deputado Tony Gel, Laura Gomes e Luciano Vásquez, este último poderá ser o candidato oficial da prefeita Raquel Lyra na cidade.

Quarta - Está marcada para a próxima quarta-feira (1º de fevereiro), às 15h, a posse dos novos integrantes da mesa diretora da Assembleia Legislativa. A sessão será aberta com a leitura da mensagem enviada pelo governador do Estado, seguindo-se apenas dois discursos, um do líder do governo Isaltino Nascimento (PSB) e outro do líder da oposição Sílvio Costa Filho (PRB).

Não foi - Deputado federal majoritário em Serra Talhada, licenciado para ocupar o cargo de secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, presidente estadual do PR, não conseguiu embarcar para sua terra natal, onde acompanharia o presidente Temer e o governador Paulo Câmara na inauguração do Instituto Técnico Federal, devido a uma forte crise de labirintite.

Simplicidade - Bruno Araújo, deputado federal licenciado e Ministro das Cidades, esteve no Brejo da Madre de Deus para o velório e sepultamento do seu tio Zé Inácio, no último sábado. Ao falar sobre a figura do ex-prefeito, Bruno destacou que Zé Inácio foi “um homem que para viver precisava de muito pouca coisa, vivia com absoluta simplicidade e transferia qualquer necessidade material para fazer o bem". (Jairo)

Encontro - O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Zé Minhoca (PSDB), esteve na manhã desta segunda-feira reunido com os assessores legislativos da Casa, onde tratou a respeito de ações que deverão se implementadas no Legislativo Municipal. Segundo informações, o presidente teria solicitado maior atenção quanto ao gasto de material nos gabinetes, além disso, foi tratado também sobre mudanças na conduta dos assessores no dia das sessões ordinárias e alterações no sistema de acesso a internet da Casa. Já para esta terça-feira (31), esta marcada para as 10 horas, na sala de reuniões, um encontro com os veículos de imprensa que fazem a cobertura dos trabalhos na Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário