sexta-feira, 20 de janeiro de 2017


Compasso de espera - Nas horas seguintes à confirmação da morte de Teori Zavascki, ministros do Supremo Tribunal Federal avaliavam que a Lava Jato vai, sim, desacelerar. Afora a espera pela definição de um novo relator dos processos, afirmam que Teori carregava consigo toda a memória da operação desde o seu início, há mais de dois anos, e que demorará até que o próximo titular da caneta se inteire da complexidade do caso. “Atingiu-se o coração da Lava Jato”, resume um ministro da corte. Outro integrante da corte, confrontado com a hipótese de sabotagem, disse preferir não acreditar em teoria da conspiração. “Seria diabólico demais.”

Via rápida - No Planalto, Michel Temer foi aconselhado a não tardar muito para indicar o substituto de Teori no Supremo. Um dos auxiliares do presidente diz que “o momento exige celeridade”. Outro auxiliar próximo de Temer avalia que, apesar de todos os conselhos, a decisão pode não ser tão imediata. “Quando começa a pensar, um nome leva a outro e aí já viu…”, especula. Caso prevaleça o entendimento de que o ministro indicado por Temer herdará a relatoria da Lava Jato, há no governo quem defenda que o Senado realize uma sessão extraordinária para sabatiná-lo no recesso. 

QG - Na Operação Lava Jato, o hotel Emiliano, em São Paulo, cujo dono, Carlos Alberto Filgueiras, era também proprietário do avião que sofreu o acidente, aparece em depoimentos como local de encontro para conversas e repasses de propina. Em delação, o dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa, disse ter se reunido com Renan Calheiros no hotel, onde o presidente do Senado estava hospedado, para negociar doação à campanha do filho dele ao governo de Alagoas. 

Testemunha – O advogado Antonio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos arrolou no último dia 11 uma testemunha que segundo ele poderá mudar o rumo das investigações do acidente que matou Eduardo e mais seis pessoas em agosto de 2014. O processo tramita no MPF de Santos e na 5ª Vara Federal de Santos.

Cerimônia - O presidente Michel Temer manteve cerimônia com embaixadores no Palácio do Planalto ao longo da tarde desta quinta-feira e evitou comentar, ao ser abordado por jornalistas, a queda do avião que transportava o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), cuja morte foi confirmada pelo seu filho, Francisco Zavascki, no Facebook. Temer falou por telefone com a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, antes da cerimônia e chegou a se ausentar momentaneamente da cerimônia, mas o Palácio do Planalto diz desconhecer o conteúdo das conversas mantidas pelo presidente. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), por sua vez, estava em Belo Horizonte (MG) nesta quinta-feira quando foi informada da queda do avião em que estava Teori.

Cármen - A ministra Cármen Lúcia, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), disse nesta quinta (19) que ainda não estudou que será feito com os processos da Operação Lava Jato depois da morte do ministro Teori Zavascki, 68, na queda de um avião bimotor no mar em Paraty (RJ). Ele era o relator do caso. "Por enquanto a minha dor é humana, como tenho certeza que é a dor de todo brasileiro por perder um juiz como este", disse a ministra na porta de seu gabinete no Supremo. Amiga de Teori, Cármen Lúcia telefonou durante a tarde para os filhos do ministro. Eles lhe disseram que queriam que o corpo do pai fosse levado direto a Porto Alegre, onde vive a família, ao invés de levá-lo a Brasília. A ministra afirmou que vai ao velório na capital gaúcha, mas que a cerimônia ainda não está marcada.

Entretanto - No que depender de Cármen Lúcia, o ministro Celso de Mello será o novo relator da Lava-Jato no STF. A lógica diz que a escolha ficará na 2ª turma, formada por Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e, é claro, Mello. Mello é o ministro mais antigo do Supremo e o que sofre menos rejeição, visto a relação conflituosa de Mendes com Lewandowski e o relativo pouco tempo de corte de Toffoli. Por isso, Mello aparece como o “porto seguro” de Cármen, que quer jogar em uma alternativa segura. “Ela é mineira no que faz”, disse um interlocutor. De acordo com o regimento interno da Corte, a presidente pode redistribuir o processo para um novo ministro em caráter excepcional “diante de risco grave de perecimento de direito ou na hipótese de prescrição”. A Lava-Jato, obviamente, é um caso extraordinário e não vai ficar parada.

Antecipação - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quinta (19), que o PT se dedique a uma campanha pela antecipação das eleições presidenciais de 2018. "Não podemos esperar 2018. Precisamos saber se temos forças para antecipar. A gente pode suportar. Mas o brasileiro não aguenta esperar", afirmou. Falando para cerca de 400 militantes petistas, Lula apelou para que superem suas divergências. O ex-presidente disse que o PT precisa apresentar propostas capazes de reconquistar o eleitor, em vez de se apresentar como um partido de "oposição, contestação e protesto". Segundo ele, isso é para "partido que tem quatro deputados".

Apreensão – Donald Trump assumiu a Presidência dos Estados Unidos, hoje, com uma taxa de aprovação de apenas 40%, a menor entre os presidentes recentes e 44 pontos percentuais abaixo de Barack Obama, segundo pesquisa feita pela CNN/ORC. Após um período de transição tumultuado, o índice de aprovação de Trump ficou mais de 20 pontos abaixo do que os de seus três predecessores mais recentes. Obama tomou posse em 2009 com 84% de aprovação, 67% aprovavam Bill Clinton no fim de dezembro de 1992 e 61% aprovavam a transição de George W. Bush logo antes de ele tomar posse, em janeiro de 2001. Segundo a pesquisa, 53% dos americanos disseram que os comunicados e as ações de Trump desde o dia da eleição os deixaram menos confiantes em sua habilidade de conduzir a presidência. 

Incerteza - Integrantes da Odebrecht já reconhecem que a morte do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no STF, gerará um clima de incerteza no futuro da empresa. Executivos agora querem entender quais serão os próximos passos da operação sem Teori. Na próxima semana, já haveria uma série de audiências de executivos da empreiteira antes da homologação final que era prevista para ocorrer no mês de fevereiro. A grande preocupação é que a tragédia vá trazer demora no processo, o que dificultará a empreiteira a virar a página desse episódio que tem trazido prejuízo ao caixa da empresa.

Sinal - O ex-presidente Lula deu sinal verde para que seu nome seja trabalhado para ser o presidente do PT pelos próximos dois anos. A sugestão vinha sendo feita há tempos, mas Lula resistia. A ideia é ele assumir o comando para resgatar a imagem do partido que vive sua pior crise, pelo envolvimento de nomes importantes no "petrolão", o impeachment de Dilma e o desastroso resultado eleitoral em 2016. Ele será aclamado por unanimidade porque une as diversas tendências do partido que, no entanto, poderão apresentar chapas distintas para a composição do Diretório Nacional. A eleição de Lula para a presidência do PT deve acontecer no 6º Congresso do partido, que será realizado em Brasília. Anteriormente, o congresso estava previsto para fevereiro ou março, mas foi adiado para junho.

Investigação - Uma equipe de militares da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou investigação no local do acidente aéreo que vitimou o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF). A primeira fase da apuração consiste na coleta de dados no local da tragédia, informou a FAB por meio de nota nesta sexta-feira (20). Até o momento, três investigações foram abertas para investigar as causas do acidente: uma conduzida pela Aeronáutica, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa); uma aberta pelo Ministério Público Federal (MPF); e uma conduzida pela Polícia Federal. MPF e Polícia Federal irão apurar se houve eventual intenção deliberada de derrubar o avião. 

Gravador - A Força Aérea Brasileira (FAB) recuperou, hoje, a caixa-preta que grava as conversas na cabine do avião que caiu com o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), e mais quatro pessoas. Chamado de Cockpit Voice Recorder (CVR), o equipamento aparenta estar em boa condição, ainda segundo a FAB. O gravador de voz pode ser fundamental para esclarecer o que provocou a queda do avião. O equipamento registra os diálogos do piloto na cabine do avião, seja com outros passageiros ou com o controle de tráfego aéreo.

Impedido - O juiz federal substituto Eduardo Ribeiro de Oliveira, da 15ª Vara Federal de Brasília, decidiu nesta sexta-feira (20) impedir o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de concorrer à reeleição, apurou o repórter Renan Ramalho, do G1. A decisão liminar (provisória) ainda pode ser revertida com recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Em nota,o presidente da Câmara classificou de "equivocada a decisão do magistrado do Distrito Federal. 

Juntos pela segurança - A prefeita Raquel Lyra (PSDB) começou a tirar do papel, ontem, uma de suas promessas de campanha: lançar um vigoroso programa de combate à violência em Caruaru que registrou 229 homicídios em 2016. O “Juntos pela Segurança” pretende auxiliar o Governo do Estado com o reforço da Guarda Municipal, câmeras de monitoramento, melhoria da iluminação pública e dos espaços de convivência.

Espaço – O governo Paulo Câmara ainda não bateu o martelo porque a equação não está fechada. Mas sofre pressões do PSB para acomodar um time de ex-prefeitos que ajuda a carregar o partido nas costas: Antonio João Dourado (Lajedo), Gino Albanez (São Lourenço), Adilson Filho (Moreno), José Pereira (Paudalho) e o ex-vice de Jaboatão Heraldo Selva. Como achar espaço no 2º escalão para acomodar tanta gente, ainda não se sabe.

Luto - O governador Paulo Câmara decretou, Luto Oficial por três dias, em todo Estado de Pernambuco, pelo falecimento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, vítima do acidente aéreo ocorrido ontem, em Paraty (RJ). No decreto, que será publicado hoje, o governador considera que "o País perde um de seus magistrados de maior dimensão, sendo um dever homenagear este ilustre jurista, cujo falecimento constitui irreparável perda para sua família, para o Estado e para o Brasil".

Encontro - Em busca de discutir sobre políticas públicas e a necessidade do avanço das mulheres na política, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), se reuniu, nesta sexta-feira (20), com outras gestoras eleitas no Estado. O encontro, chamado de ‘Prefeitas de Pernambuco’, foi um bate-papo, realizado no município do Agreste. Antes do encontro, a prefeita comentou, “Vamos tratar da sucessão da Amupe, que vai ocorrer no dia 21 de fevereiro. A ideia é que possamos debater a composição da chapa na próxima gestão e construir um consenso. Queremos trocar experiências, avaliar nossos papéis e fortalecer esse bloco de mulheres, pois somos poucas”.

Cancelou - Candidato à presidência da Câmara Federal, o deputado Jovair Arantes (PTB-GO) cancelou as agendas de campanha que faria em solo pernambucano nesta sexta-feira (20). O petebista, que desembarcou no Recife no fim da noite dessa quinta, participaria de almoço com parlamentares do Estado em busca de apoio para a eleição. De acordo com a assessoria de imprensa do deputado, Arantes manteve apenas o encontro com o governador Paulo Câmara (PSB) e com o senador Armando Monteiro Neto (PTB), mas sem teor político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário