terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Diogo Moraes e Dida de Nan solicitam apoio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária para ações que objetivam amenizar os efeitos da seca

Na manhã desta terça-feira (17), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), acompanhado pelo vice-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Dida de Nan (PSB), esteve em reunião com o secretário estadual Nilton Mota, de Agricultura e Reforma Agrária (SARA).  No encontro, foram tratadas possíveis soluções para problemas em barragens da região, entre elas, a de Poço Fundo, a maior da região. 

O deputado Diogo Moraes, representante do município no legislativo estadual, reforçou a importância da realização destes trabalhos antes que chegue o período de chuvas. "Sabemos que as chuvas não são frequentes na região, que enfrenta a maior seca de sua história. Mas é preciso realizar a limpeza das barragens para, quando o período de precipitações chegar, as localidades estejam limpas e a água não seja comprometida", destaca o parlamentar, que já destinou emendas em anos anteriores, com objetivo de auxiliar no combate aos problemas de estiagem.

O vice-prefeito do município, Dida de Nan, explicou ao secretário que além da barragen de Poço Fundo, outras menores também precisam de intervenções. "A maioria delas encontra-se também com grande quantidade de madeiras do tipo algaroba, conhecidas por absorver uma grande quantidade de água. É preciso intervenção para a retirada delas", frisa Dida. O atual secretário-executivo de Articulação Política e ex-vereador, Francisco Ricardo, também lembrou da necessidade de limpeza dos reservatórios comunitários. 

O secretário-executivo de Agricultura Municipal, Lenildo Araújo, solicitou também a construção de cisternas de produção, considerando que o município não possui nenhuma cisterna do tipo. "Os poços artesianos existentes são de baixa vasão e alto nível de salinidade, se tornando insuficiente para atender às necessidades essenciais das criações", afirmou. 

O secretário Nilton Mota, após ouvir as demandas, explicou as dificuldades do órgão para atender determinados pedidos, que dependem de altos recursos, mas sugeriu que sejam abertas várias frentes de atuação para solucionar as questões. O secretário informou que um relatório deve ser elaborado, com imagens, da situação destas barragens. Com ele, será possível desencadear as ações necessárias. No caso das cisternas, Mota solicitou um levantamento para identificar quais localidades, com até 100 habitantes, estariam aptas para construção de reservatórios. 

Os representantes do município também falaram sobre a necessidade de manutenção de uma máquina de grande porte, chamada de PC, que é utilizada na limpeza de barragens de grande porte, como a de Poço Fundo. O secretário demandou à equipe da SARA providências imediatas para identificação de problemas e conserto do equipamento.O ex-vereador Zezin Buxin também acompanhou o grupo na reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário