terça-feira, 17 de janeiro de 2017


Onisciência - De dentro do Complexo Médico Penal, no Paraná, Eduardo Cunha acompanha atentamente a disputa pela cadeira que ocupava antes de ser preso pela Lava Jato. Ainda não perdoou Rodrigo Maia (DEM-RJ), a quem atribui sua cassação. Em conversa recente, citou o que considera um favor prestado, tê-lo indicado para relatar a reforma política. No centrão, criticou Rogério Rosso (PSD-DF). Disse que, quando teve a sua chance, em julho, perdeu por causa de uma “campanha errática”.  Cunha fez até reparos às vestimentas dos antigos aliados. Achou estranho Rosso ter usado a camisa da Chapecoense para se lançar candidato, a peça foi presente de um colega de bancada.

Megadelação - Como a Odebrecht, a megadelação premiada da Camargo Corrêa vai implicar cerca de duzentos políticos de todos os partidos, mas um dos principais atingidos deve ser o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), cuja reputação de honestidade poderá sofrer sérios danos. Fontes ligadas à Lava Jato suspeitam que a Camargo teria atuado como “tesouraria” na campanha presidencial de Alckmin, em 2006.Há relatos de distribuição de dinheiro vivo na sede da Camargo Corrêa, em 2006, a políticos supostamente indicados pelo comitê de Alckmin.As relações da Camargo Corrêa com a classe política são detalhadas em delações de cerca de 40 executivos da empreiteira.

Liberou a bancada - Sem apoio do presidente nacional do PSD, ministro Gilberto Kassab, o candidato do partido à presidência da Câmara Federal, deputado Rogério Rosso (DF), disse nesta segunda-feira (16), em Brasília, que vai se manter no páreo, mas liberar seus correligionários para apoiar outras candidaturas. O pernambucano André de Paula, por exemplo, já decidiu votar em Rodrigo Maia (DEM-RJ), a menos que ele seja considerado inelegível pelo Supremo Tribunal Federal.

Acordos - Para assinar os acordos de cooperação sobre o Plano Nacional de Segurança Pública, o presidente Michel Temer convidou os 27 governadores para uma reunião em Brasília nesta quarta-feira (18). O de Pernambuco, Paulo Câmara, que administra um sistema penitenciário considerado “explosivo” por juízes e promotores que atuam na área, confirmou presença no evento. O Plano Nacional de Segurança Pública foi anunciado pelo ministro após as matanças que ocorreram em penitenciárias de Manaus (AM) e Boa Vista (RR), deixando um saldo de mais de 100 mortos.

Prazo - A presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, notificou nesta segunda-feira (16) a mesa diretora da Câmara Federal para que preste informações, no prazo de 10 dias, sobre o mandado de segurança ajuizado pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) questionando a possibilidade de reeleição do atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ). Figueiredo alega que Maia está inelegível porque a Constituição e o Regimento Interno da Câmara vedam a possibilidade da reeleição dos membros da mesa para o mesmo cargo. Diz também que o “mandato tampão” de Maia equipara-se ao regular, sujeitando-se às mesmas condições e restrições previstas no artigo 57, parágrafo 4º, da Constituição Federal.

Davos - O ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, embarcou nesta segunda-feira (16) para a Suíça a fim de apresentar no Fórum Econômico Mundial, em Davos, as oportunidades de investimento no setor energético-mineral em nosso país. O ministro pernambucano participa nesta terça e quarta-feira de debates com as maiores autoridades mundiais do setor de infraestrutura, além de investidores, bancos e representantes de governos. Além disso, também terá reuniões isoladas com presidentes de grandes indústrias e empresas de energia, mineração e petróleo.

Comissão - O PT estuda a criação de uma comissão especial de investigação para apurar denúncias de enriquecimento pessoal de filiados envolvidos em casos de corrupção. A proposta faz parte do texto Luta Contra a Corrupção, de autoria de Valter Pomar, uma das que vão embasar os debates do 6º Congresso Nacional da legenda marcado para abril. O congresso é visto como a tentativa do PT de se reconstruir depois da devastação provocada pela Operação Lava-Jato, o impeachment de Dilma Rousseff e a derrota histórica nas eleições municipais de 2016. 

Opina ai - O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou em artigo publicado no site da legenda, ontem, que os militantes petistas devem opinar publicamente sobre a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser novamente candidato à Presidência da República. A expectativa é que com as manifestações públicas de apoio ao ex-presidente, Lula possa ser lançado candidato no Congresso Nacional do PT, programado para ocorrer de 7 a 9 de abril, afirmou Falcão. "Acho que chegou a hora de a militância começar a opinar publicamente. Quem sabe, assim, possamos, durante o 6º Congresso, torná-lo nosso candidato", disse Falcão.

Impacto - O presidente Michel Temer admitiu nesta segunda-feira preocupação com a instabilidade que uma eventual nova mudança de governo poderia trazer ao país caso o Tribunal Superior Eleitoral decida pela cassação do seu mandato.Questionado se o país teria condições de passar por uma nova troca de presidente, Temer foi cauteloso ao responder, ressalvando que uma manifestação poderia parecer que estaria falando em causa própria, mas reconheceu que a decisão traria impacto para o país.

Leniência - O Ministério Público Federal (MPF) confirmou nesta terça-feira (17) que firmou acordo de leniência com a empresa britânica Rolls-Royce em meio às investigações da Operação Lava Jato. O acordo prevê que a multinacional pague R$ 81.183.700, que serão integralmente destinados ao ressarcimento dos prejuízos causados à Petrobras. A empresa é suspeita de pagar propina para funcionários da Petrobras para fechar contrato para fornecer turbinas de geração de energia para plataformas de petróleo. O acordo foi firmado na sexta (13) e vai ser submetido à homologação da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal. O anúncio de cooperação foi feito inicialmente pela própria Rolls-Royce, que divulgou acordo com as autoridades brasileiras, americanas e da Grã-Bretanha para auxiliar em investigações sobre casos de corrupção nos três países.


Aprovado – O deputado federal Fernando Monteiro (PP) aprovou a escolha do vice-governador Raul Henry para assumir a secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado. Fernando afirmou que o novo secretário é um grande quadro, tem trânsito nacional e dimensão política para fazer um excelente trabalho à frente da pasta. 

É cedo – Do líder da Oposição, na Alepe, Sílvio Costa Filho (PRB), sobre a candidatura do seu pai ao Senado em 2018: “Reconhecemos o papel do deputado Sílvio Costa na Câmara Federal em defesa de Dilma, mas o PRB só vai tratar de eleições em 2018, com Armando Monteiro pra governador”. 

Visitas - Após receber as visitas do presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia (DEM) e do deputado federal Rogério Rosso (DEM), Pernambuco entrará na rota de mais um candidato ao comando da Casa Baixa do Congresso Nacional: o líder do PTB, Jovair Arantes. O parlamentar virá ao Estado na próxima sexta-feira (20), onde participará de um almoço com a bancada pernambucana e também pretende agendar um encontro com o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB).


Plenária - O PT de Pernambuco, realizou a sétima plenária regional na tarde deste domingo (15) na Câmara Municipal de Caruaru. O encontro foi bastante prestigiado e contou com a participação de dirigentes e lideranças estaduais, vereadores e o prefeito eleito de Tacaimbó, Álvaro Feitosa, além de dirigentes e representantes do partido em 18 municípios da região agreste central e setentrional de Pernambuco. Nomes como a deputada Teresa Leitão, o presidente estadual do partido, Bruno Ribeiro, o ex-prefeito do Recife, João Paulo, o ex-deputado federal Fernando Ferro e a vereadora recifense, Marília Arraes, estiveram no encontro. Marília é cotada para ser a candidata do PT ao governo de Pernambuco em 2018. 

Adesão - O ex-prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora (PSDB) declara que não tratou em nenhum momento sobre uma possível adesão do empresário Rubinho Nunes (PC do B) ao grupo Jacaré. Nos últimos dias surgiram diversas especulações sobre a possível adesão, as articulações estariam sendo tratadas com alguns vereadores do grupo amarelo. Asfora afirmou, durante entrevista ao programa Rádio Debate, que uma adesão de Rubinho poderia ser aceita, embora entenda que isso deveria ter ocorrido antes, quando Rubinho foi “rejeitado pelo prefeito Dr. Edson” na disputa para concorrer ao pleito municipal, onde Hilário Paulo foi escolhido.

Não descarta - Após informações de possível aliança política entre alguns vereadores de oposição em Santa Cruz do Capibaribe com o ministro Mendonça Filho (DEM), virem a tona, o vereador Carlinhos da Cohab (PTB) afirmou, em entrevista ao Programa Rádio Debate, nessa segunda-feira (16) que “em política, não se deve descartar nada”. Mesmo afirmando que as conversas com o ministro, essa semana, terão o objetivo de reivindicar melhorias para o município, o petebista não descarta aliança e exaltou o trabalho do político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário