quinta-feira, 5 de janeiro de 2017





Rivais - A chacina no presídio Anísio Jobim (AM) abriu também uma crise entre o governo estadual e a Prefeitura de Manaus, liderados por rivais políticos locais. A cúpula da administração municipal, do prefeito Arthur Virgílio (PSDB), queixa-se de receber informações desencontradas do Estado e afirma que a estrutura colocada à disposição para conter a crise foi recusada pelo governador José Melo (PROS), que já havia dispensado a Força Nacional oferecida pelo Ministério da Justiça. 

Pavoroso - O presidente Michel Temer afirmou, hoje, na abertura de uma reunião com ministros da área de segurança, que a chacina no presídio de Manaus foi um "acidente pavoroso". Logo no início da reunião, Temer manifestou solidariedade às famílias das vítimas. Um motim ocorrido no início da semana no complexo penitenciário de Anísio Jobim deixou 56 presos mortos e culminou na fuga de cerca de 200 detentos. Esta foi a primeira vez que o presidente se manifestou sobre o episódio em Manaus, classificado pelo governo local como "o maior massacre" do sistema prisional do estado. Até então, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que estava à frente do assunto, havia se pronunciado pelo governo.

Oito ou oitenta - Nas contas tanto de alguns aliados de Rodrigo Maia quanto nas de seus rivais, se o atual presidente não conseguir a reeleição no primeiro turno corre o risco de perder no segundo. O grupo do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) torce e trabalha para que o candidato consiga reeditar o “efeito Severino Cavalcanti”: arrume votos de todo o baixo clero, independentemente do partido. Arantes e Rogério Rosso (PSD-DF) acenam com uma espécie de acordo velado: quem estiver mais bem posicionado às vésperas da disputa pode ser o candidato único do grupo. 

Território - Parte do PMDB quer melar a indicação do tucano Antonio Imbassahy para o ministério da articulação política de Temer. “É tanto cargo importante com o PSDB que, já já, não governamos mais”, reclama um cacique. Caso não consigam reverter a indicação de Imbassahy para a Secretaria de Governo, peemedebistas tentarão ao menos segurar cargos da pasta para que o aliado não controle toda a hierarquia do órgão. 

Ajudinha - Os movimentos da Via Campesina, liderados pelo MST, farão uma série de protestos espalhados pelo país para pressionar os prefeitos a se posicionarem contra a reforma da Previdência. Líderes dos grupos sociais querem convencê-los de que a reforma terá “forte impacto” nas economias municipais ao retirar recursos das famílias para o consumo.

Processos - O Tribunal de Contas do Estado do Ceará tem sido excessivamente paciente com o secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, segundo reclamam setores da oposição. No âmbito do tribunal, nada prospera contra ele, afirmam seus adversários. Já na Justiça, ele não tem a mesma sorte: coleciona mais de uma centena de processos de todos os tipos, de crimes contra a honra a questões ligadas à gestão pública. Somente o senador Eunício Oliveira, líder do PMDB e virtual presidente do Senado, move 24 processos contra Ciro Gomes. 

Lula - Em entrevista numa emissora de rádio, hoje, o deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB) afirmou que o ex-presidente Lula será preso mais cedo ou mais tarde. "O problema de Lula não é hoje com o PSDB, PMDB ou outro partido que esteja no campo de oposição a ele. O problema de Lula é com a justiça. Ele responde a vários processos, dentre os quais virou réu em três. Sua condenação tende a levá-lo à prisão", disse.

Pedido - O ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) pediu nesta quinta-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão da cassação do mandato dele e a devolução do mandato parlamentar. Cunha teve o mandato cassado em setembro de 2016, por 450 votos a 10, sob a acusação de ter mentido à CPI que investigou o esquema de corrupção que atuou na Petrobras. Um mês depois, o peemedebista foi preso pela Polícia Federal, no âmbito da Operação Lava Jato. Na ação movida no STF, Eduardo Cunha aponta violação ao "devido processo legislativo" na cassação, pelo fato de ter sido decidida na forma de um "parecer" e não de uma "resolução". Dessa forma, argumentam os advogados, tornou-se impossível aplicar uma punição mais branda ao deputado, como uma suspensão do mandato, por exemplo, em vez da cassação.

Salário - Uma vereadora de Valença do Piauí, no Sul do estado, resolveu abrir mão do salário como parlamentar para doar a instituições de assistência social na cidade. A decisão de Iris Moreira (PP) foi anunciada durante a solenidade de posse que ocorreu no domingo (1º). Iris foi a vereadora mais votada, com 899 votos e se junta a outros 10 parlamentares que irão compor o legislativo municipal pelos próximos quatro anos. Atualmente, o salário de um vereador em Valença é de R$ 5,1 mil. Com a decisão de doar seus vencimentos, a vereadora deverá repassar durante todo o mandato aproximadamente R$ 244 mil. Iris Moreira, tem 47 anos, é casada, professora da rede municipal e também empresária. 

Sem reforma - Depois de várias conversas com auxiliares após o Ano Novo, o presidente Michel Temer fez um cálculo pragmático: fazer uma reforma ministerial agora poderia interferir no apoio que o governo tem dentro do Congresso Nacional. Cálculos internos indicam que Temer teve apoio superior a 80% na maioria das votações de interesse do governo. Devem haver somente mudanças pontuais. Qualquer modificação na Esplanada não mudará o espaço dos partidos nos ministérios. Caso haja alguma demanda das bancadas para substituição de ministros, isso será feito respeitando a atual geopolítica da Esplanda. Esta é a avaliação do governo. 

Futuro - O futuro do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), após o fim de seu mandato à frente da Casa, em fevereiro, ainda está indefinido. A probabilidade maior é a de que Renan ocupe a liderança do PMDB na Casa – função que já desempenhou outras duas vezes – mas dentro da bancada há resistência ao nome dele, principalmente por conta dos processos do senador na Justiça e os inquéritos de que é alvo na Lava Jato. Peemedebistas dizem que o fato de ele ser investigado pode desestabilizar e constranger o partido caso assuma a liderança da bancada. Em dezembro, o STF tornou Renan réu pelo crime de peculato (desvio de dinheiro público). Em seguida, o ministro Marco Aurélio chegou a determinar o afastamento do peemedebista do comando do Senado. Renan não cumpriu a ordem, que foi derrubada pelo plenário da Suprema Corte. Renan também é alvo de 8 inquéritos na Lava Jato.

Troca – Não seria de todo mal, para Raul Henry (PMDB), troca a vice-governadoria de Paulo Câmara em 2018 por uma vaga na Câmara Federal. Se tiver o apoio de Tony Gel, em Caruaru, como Jarbas Vasconcelos teve em 2014, partirá daquele município com pelo menos 30 mil votos. É uma largada e tanto!

Nomeado - O governador Paulo Câmara nomeou nesta quarta-feira (4) o promotor criminal Francisco Dirceu Barros para o cargo de procurador-geral de Justiça no biênio 2017-2018. Dirceu foi o segundo colocado na lista tríplice, que foi entregue ontem (3) ao governador para fazer a escolha do substituto de Carlos Guerra de Holanda, que ficou na quarta colocação. Francisco Dirceu Barros atua no Ministério Público de Garanhuns. Ele é especialista em Direito Penal e Processo Penal, professor da Escola Judiciária Eleitoral (curso de pós-graduação), com passagem por cursos preparatórios para concursos do Ministério Público e da Magistratura. 

Composição – A vereadora Marília Arraes só será candidata a governadora se o PT ficar isolado no processo. Hoje o partido priorizaria apoiar Armando Monteiro para governador ou uma aliança que levasse Silvio Costa Filho a ser um candidato olímpico. Marília inexoravelmente será candidata em 2018 mas o cargo dependerá das circunstâncias de 2018.

Sem cadeira - Ao chegar para o primeiro dia de expediente, hoje, o prefeito Adilson Timóteo (PR) encontrou a Prefeitura de Inajá, no Sertão pernambucano, com poucos móveis e o gabinete sem nenhuma cadeira. A assessoria informou que "o prefeito está recebendo a população de pé e que os móveis da sede municipal foram retirados após a última gestão perder a eleição". Ainda segundo a assessoria, a gestão anterior disse que "os móveis eram dele e por isso foram retirados". A prefeitura disse que o novo gestor terá que reorganizar as contas do município para comprar móveis novos. 

Criticou - Presidente licenciado da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o prefeito do município de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), criticou a situação que alguns ex-prefeitos no interior do Estado deixaram suas administrações. “Eu lamento muito porque o cidadão que está saindo hoje ele pode voltar. É muito ruim escrever na história, se comportar na política com vingança, principalmente no patrimônio público. Fico chateado com posturas que não podem confundir disputa local com interesse público. O interesse publico está acima”, relatou Patriota durante entrevista.

Derrotada - A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), foi derrotada na eleição para presidente da Câmara. Seu candidato oficial, o ex-presidente Leonardo Chaves (PDT), teve que retirar seu nome às pressas para evitar que o vereador Alberes Lopes (PRP), ligado ao deputado Tony Gel (PMDB), viesse a ser eleito. No estresse gerado com a situação foi eleito Lula Torres, também do PDT, do grupo do ex-prefeito José Queiroz (PDT), com quem a tucana mantém uma relação de extrema desconfiança por causa da relação dele com o seu pai, o ex-governador João Lyra, entre tapas e beijos. 

Candidata - Com a impugnação da candidatura de Romero Sales (PTB), o mais votado em Ipojuca, o partido escolheu para a eleição suplementar a esposa dele, a servidora pública Célia Sales, presidente do PTB Mulher no município. O pré-candidato a vice será Leno Alves, do PTN que também disputou a vaga em outubro. Ainda não foi definida, porém, a data da nova eleição, prevista para o mês de abril. O pleno do Tribunal Regional Eleitora de Pernambuco vai se reunir no próximo dia 24 para definir detalhes sobre a votação.

Queixoso – De olho num mandato na Assembleia Legislativa em 2018, o prefeito reeleito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, estaria insatisfeito com as portas fechadas pelo partido para viabilizar o seu projeto no Pajeú, a sua base, onde praticamente todos os prefeitos já assumiram compromissos com outras candidaturas. Diante disso, surgiram rumores de que ele poderia trocar o PSB pelo PMDB, mas o líder socialista na Câmara, Tadeu Alencar, que estará hoje no Pajeú, desconhece qualquer sinalização de rebeldia dele. “Patriota é um histórico do PSB e temos que fazer de tudo para não perdê-lo”, disse Alencar. 

Nova eleição - A 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Caruaru, através do juiz de direito plantonista, Dr. José Adelmo Barbosa da Costa Pereira, determinou que a Câmara Municipal de Bonito realize, em caráter de urgência, um novo edital de convocação para eleição da Mesa Diretora. A ação foi impetrada pelo vereador Pedro de Farias Filho, que teve o requerimento de candidatura para a 1ª secretaria da Câmara negado por estar fora do prazo estipulado no edital de convocação para eleição da mesa diretora. Para o Dr. José Adelmo, houve um flagrante desrespeito ao estado democrático de direito, tirando do vereador o direito líquido e certo de se candidatar a 1ª secretaria da Mesa. 

TCE - Os prefeitos dos 184 municípios pernambucanos, eleitos e reeleitos em outubro passado, têm um encontro marcado com o Tribunal de Contas do Estado na próxima terça-feira, 10 de janeiro. Eles vão participar de um seminário promovido pelo TCE com o objetivo de prestar orientação e esclarecer dúvidas sobre aspectos relevantes da administração pública municipal. Na ocasião, serão tratados temas como Lei de Responsabilidade Fiscal, prestação de contas, gastos com saúde e educação, gestão previdenciária, a importância das Procuradorias Municipais, responsabilização dos agentes públicos, índice de transparência dos municípios e índice de convergência contábil. A ideia é fornecer informações e prestar esclarecimentos aos novos prefeitos sobre administração pública, de forma que eles possam realizar uma gestão eficiente, voltada para os interesses da população. As inscrições devem ser feitas no site do Tribunal de Contas. As vagas são restritas ao prefeito e apenas mais um outro participante devidamente autorizado. 

PMDB - No que depender do deputado federal Jarbas Vasconcelos, um dos principais nomes do PMDB no Estado, a legenda terá um espaço maior no governo estadual com as mudanças que o governador Paulo Câmara (PSB) pretende fazer até a próxima semana. Nos bastidores, cogita-se que os peemedebistas indicarão o substituto de Thiago Norões na secretaria de Desenvolvimento Econômico. Jarbas ainda deixou no ar a possibilidade de disputar o Senado mais uma vez em 2018. O deputado foi enfático ao dizer que não pretende se candidatar a cargos executivos, mas não mostrou a mesma segurança quando questionado sobre o Senado. "Ai, eu já não dou a mesma resposta. É uma eleição que vai se dar daqui a dois anos ainda", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário