sexta-feira, 17 de novembro de 2017

A importância da Advocacia Preventiva para Empresas

Na maioria dos casos, os empresários associam a assessoria jurídica a uma ação cara e ineficaz. Mas esse pensamento é errôneo, se verificarmos as vantagens que uma boa assessoria jurídica pode deixar na empresa e nos colaboradores que dela fazem parte.

De início é importante entender o que é uma assessoria jurídica, e como ela é aplicada nas atividades das empresas. Pois bem, a assessoria jurídica ou advocacia preventiva é o serviço de assessoramento que um advogado presta a uma empresa de maneira habitual e permanente, recebendo para tal trabalho um valor fixo mensal. 

Nesse entendimento, podemos afirmar de maneira prática que a advocacia preventiva é ter um advogado à disposição da empresa, quando ele sempre precisar mesurar suas áreas de atuação. Sendo assim, se faz necessário observar quais as vantagens que o empresário pode vir a ter com a contratação de uma assessoria permanente, uma vez que a maioria das empresas só realiza essa devida contratação, quando o problema já está em um estágio mais avançado.

Ademais, o advogado não é procurado em situações pontuais ou específicas para resolver problemas que surgirem, na verdade ele é contratado para colaborar com o dia a dia da empresa, identificando riscos, prevenindo problemas e consertando-os, quando impossíveis de serem prevenidos. 

Como já mencionado, existe uma cultura na sociedade sobre a figura do advogado, uma delas é que esse profissional só deve ser procurado em situações de problemas já existentes. No entanto, a assessoria jurídica deve ser verificada desde a constituição da empresa, onde o empresário utiliza a advocacia preventiva e é orientado por seus advogados a fim de evitar demandas judiciais. 

Por fim, de maneira prática a advocacia preventiva vem ganhando bastante espaço nas grandes empresas e nos empresários que tem uma visão de empreender e expandir seus negócios com uma maior segurança jurídica. Pois a atuação do advogado no cenário empresarial envolve uma vasta área de atuação, que pode ser comprovada com a especialidade de cada profissional, como a indicação de estrutura jurídica adequada para o empreendimento, orientação sobre legislação trabalhista, acompanhamento na elaboração de contratos, orientação nas questões tributárias, planejamento fiscal, consultorias em direito do consumidor, empresarial, entre outras que trazem uma segurança jurídica maior e um resultado eficaz para cada negócio. 

Thalys Henrique de Lima Silva

Formado em Direito pela Faculdade Asces, Pós Graduado em Direito do Consumidor pela Faculdade Damásio, Advogado no Escritório Thalys Henrique Advocacia e Consultoria, atuando nas áreas cíveis e trabalhista, Atualmente Gestor do Procon de Santa Cruz do Capibaribe-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário