domingo, 26 de novembro de 2017

Projeto de combate às drogas de Santa Cruz do Capibaribe é referência na Paraíba

Esta semana foi realizada mais uma edição do projeto “Antidrogas nas Escolas Municipais”, criada pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe em conjunto com a Secretaria de Educação e Defesa Social, foi convidado para realizar apresentação no município paraibano de Alcantil.

O projeto, que é coordenado pelo secretário executivo de Defesa Social, sargento Júnior da Rocam, integrantes do grupo teatral Edificart e do ex-usuário de drogas, Sideilson Barros e  do coordenador de Ciências da Secretaria de Educação, Diógenes Botelho, tem objetivo de resgatar jovens que já tenham ou que pretendem fazer uso das drogas que ameaçam a juventude. 

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Alcantil, e da Escola José Euzébio Costa, puderam assistir à encenação de uma peça chamada “Nem todos são seus amigos”, formado por jovens de igrejas evangélicas e que demonstram na prática, a vida que leva um jovem que opta por entrar no mundo das drogas. 

Após a apresentação teatral, é realizada uma exposição vem com uma exposição sobre as drogas e seus efeitos colaterais causadas nos usuários. O encerramento se dá com um ex-usuário, Sideilson Barros, onde o mesmo cita as experiências e sempre leva uma mensagem de esperança aos jovens para que digam não as drogas. 

O projeto que iniciou desde o primeiro semestre deste ano, já reuniu mais de três mil alunos de escolas municipais, e tem como meta atender o maior número até o final de suas ações. Para o secretário executivo, as ações visam mobilizar os jovens a evitar sua entrada no mundo do crime e melhorar os índices com relação à violência, tendo em vista que o principal ponto de partida é o uso de drogas. 
“Nós trazemos ações como essa para as escolas, pois sabemos através de dados pesquisados que o público-alvo está nas escolas. Vemos que há um envolvimento de muitos jovens que até deixam de estudar e ficam sem perspectiva de vida. Entro com a palestra onde apresento as drogas e trago a experiência de mais de 30 anos na Polícia Militar, e encerramos com a palestra de Sideilson Barros que traz seu testemunho de ter vivido dentro dessas situações”, pontuou. 

O coordenador de ciências, Diógenes Botelho, destacou a realização do projeto e a importância que ela pode representar na vida de milhares de jovens. “Através de um pedido de Claudenice Dias (Secretária Executiva de Educação) que nos apresentou a comissão voltada para este assunto e nos pediu uma atividade relacionada ao tema. Nós sabemos que, infelizmente, as drogas estão presentes nas escolas e nosso objetivo é promover cada vez mais a cidadania desses jovens”, frisou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário