terça-feira, 21 de novembro de 2017

Combate as arboviroses é intensificado em Santa Cruz do Capibaribe

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através do Departamento de Vigilância Sanitária e da Secretaria de Saúde promove em novembro e dezembro de 2017, diversas ações para reforçar e aprimorar estratégias de combate às arboviroses em todos os bairros da cidade.

Com o objetivo de sensibilizar e manter em alerta a população contra o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, a Secretaria de Saúde reunirá atividades que vão da limpeza de terrenos e coletas de lixo até a aplicação de larvicidas, tratamento focal, fumacê e visitas de casa em casa. Todas essas serão realizadas juntamente com a participação efetiva dos agentes de saúde e de endemias.

Nesse sentido, a Secretaria de Saúde trabalha lado a lado com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e a de Governo e Desenvolvimento Social no intuito de intensificar as ações em combate ao mosquito limpando os rios e os focos mais abertos da cidade, e na realização de palestras nas Unidades Básicas de Saúde. Porém, é importante frisar que, de acordo com o Ministério da Saúde, 80% dos focos são encontrados dentro das residências, demonstrando que o papel mais importante nessa ação é o da sociedade.

A Secretaria de Educação vai fazer um trabalho pedagógico a partir da participação ativa dos alunos do sexto e sétimo ano que, treinados pelo projeto “Todos contra o Aedes Aegypti” e, juntamente com os agentes de endemias, irão de casa em casa conscientizar a população sobre as arboviroses com suas produções prévias de panfletos e murais explicativos.

Essas abordagens acontecerão entres os dias 20 e 24 de novembro e serão realizadas nos bairros: Santa Tereza, pela Escola Sevy Ferreira Barros; Centro, pela Escola Municipal Professora Ivone Gonçalves de Araújo; e Rio Verde, pela Escola Municipal Professor Antônio Gomes.

Calendário das atividades nas casas e respectivos bairros:

08, 09, 10 e 13 de novembro - São Miguel, Nova Morada, Cohab e Bela Vista
14,16 de novembro - Nova Santa Cruz
17, 20 de novembro - Santa Tereza, Cruz Alta e Rio Verde
21, 22, 23 e 24 de novembro - Centro, São Cristóvão e Bairro Novo
27, 28 de novembro - Dona Lica e Dona Dom
19, 30 de novembro e 01 de dezembro - Neco Aragão, Armando Aleixo, Nossa Senhora da Conceição, Jaçanã e Acauã
04 e 05 de dezembro - Santo Agostinho e Pedra Branca
06, 07 e 08 de dezembro - São Jorge, Palestina e Malaquias

Nenhum comentário:

Postar um comentário