terça-feira, 1 de outubro de 2019

Câmara dos Deputados lança serviço de checagem de informações pelo WhatsApp


Na última semana, aconteceu em Brasília-DF o seminário “Fake News, Redes Sociais e Democracia”, realizado na Câmara dos Deputados, onde na ocasião, a Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais lançou uma iniciativa para combater o problema. É a plataforma “Comprove”. 

Enviando uma mensagem de WhatsApp para o número do Comprove, o cidadão poderá checar se uma notícia que recebeu a respeito da Câmara ou da atuação parlamentar de um deputado é verdadeira ou falsa. O secretário, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), explica como funciona a ferramenta. "Através de um WhatsApp, qualquer cidadão brasileiro pode questionar se aquela notícia que ele recebeu é verdadeira ou não. Uma equipe preparada da Câmara dos Deputados vai levantar informações, checar devolver a informação exata para o cidadão que nos provocou, informar eventualmente ao parlamentar que tenha sido envolvido na notícia falsa e, sobretudo, difundir junto aos meios de comunicação para que essa notícia falsa veiculada seja corrigida", disse.

Durante o seminário, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, disse que as fake news estimulam a intolerância. "As notícias que são fraudulentas, algo que é feito de propósito, querem exatamente disseminar o medo do outro, o medo do diferente, o medo da alteridade, o medo da nossa própria humanidade. E, ao disseminar o medo, se planta a semente do ódio", afirmou. 

Segundo o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, ao promover a desconfiança nas instituições, as notícias falsas colocam em risco a convivência democrática. "Para que a nossa democracia continue avançando, continue forte, a gente precisa de fato de respeito às instituições. Criticando, elogiando, respeitando as decisões, mas de forma crítica muitas vezes, sem nenhum tipo de problema. Democracia é assim. Mas nunca transformando essas notícias num ambiente para desqualificar as nossas instituições, porque desqualificando as nossas instituições nós estamos desqualificando a nossa democracia", pontuou. 

Quem quiser confirmar se uma notícia envolvendo a Câmara ou a atuação parlamentar de um deputado é verdadeira ou falsa, pode enviar uma mensagem de WhatsApp ao “Comprove”, no número (61) 99660-2003.

Com informações da Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário