terça-feira, 14 de janeiro de 2014


A importância da análise de Swot para o desempenho empresarial

O início do ano é um momento propício para a avaliação de desempenho das empresas, para permanecer no mercado de forma competitiva, é preciso analisar se as metas foram atendidas e estabelecer novos objetivos para o ano vigente.

Nesse contexto, o conhecimento interno sobre as habilidades, vantagens e peculiaridades é fundamental para nortear os novos desafios que se apresentam, além disso, a empresa deve conhecer o ambiente externo onde está inserida e identificar como os fatores do mercado interferem no seu funcionamento, em outros termos, a empresa deve fazer uma análise de “Swot”, ferramenta administrativa que mensura os pontos fortes e fracos do funcionamento interno da organização e as oportunidades e ameaças do ambiente externo.

A metodologia da análise de “Swot” é simples e pode ser aplicada a qualquer organização. De modo geral para identificar os pontos fortes e fracos e as oportunidades e ameaças analisa-se os seguintes indicadores:
Análise externa:

·         Clientes: estratégias de segmentação de mercado, demanda do consumidor, características culturais e demográficas;
·         Concorrentes: desempenho das empresas do setor, tipos de estratégias adotadas e vantagens competitivas;
·         Mercado: situação da indústria, panorama de crescimento ou retração, indicadores de demanda e oferta, análise de fornecedores, concorrentes e novos entrantes, situação dos negócios correlatos.
·         Governo: políticos de incentivo, leis e regulamentos;
·         Tecnologia: inovação, novos produtos e equipamentos industriais;
·         Cultura: análise de hábitos e costumes do público alvo.
Análise interna:
·         Análise de performance: indicadores de desempenho financeiro e operacional.
·         Satisfação de clientes e colaboradores;
·         Organização dos setores (produção, vendas, marketing, finanças, gestão).
·         Análise do portfólio dos produtos e serviços.

No entanto, para que a análise de “Swot” seja efetiva e resulte em indicadores sólidos para a tomada de decisão, a empresa deve ter estabelecido anteriormente sua missão (essência de sua existência), sua visão (onde pretende chegar) seus valores (preceitos que direcionam as ações) e os objetivos de funcionamento, onde são traçadas as metas e caminhos viáveis de atuação, isto porque, não é possível analisar a performance sem o conhecimento das metas e estas por sua vez só são definidas quando a empresa sabe quem é, o que quer e como vai atuar para chegar aos resultados esperados.

A avaliação desses indicadores organizacionais e mercadológicos fornece informações importantes para a elaboração das estratégias empresariais e é desse modo, processo fundamental no cotidiano empresarial.

No arranjo de confecções local, a análise de “Swot” é fundamental para a sobrevivência das empresas, uma vez que ela permite a identificação de diferenciais de cada empresa bem como os problemas do ambiente de negócios que interfere no desempenho da indústria local.

De modo geral o APL apresenta como ameaças a serem sanadas a informalidade, a concorrência de produtos de melhor qualidade (especificamente os chineses), a precariedade da infraestrutura e a escassez de mão-de-obra qualificada, como oportunidades, temos a ampliação de mercados (vender além dos muros do Moda Center) a cooperação em prol de melhorias coletivas (compras coletivas, feiras, eventos comerciais) o desenvolvimento de produtos inovadores e diferenciados (formação de uma identidade própria do APL) e a criação de negócios correlatos (fábricas de tecido, aviamentos).

É considerando esses aspectos que as empresas locais devem focar suas habilidades para aproveitar as oportunidades e identificar suas debilidades para combatê-las, podendo desse modo, começar 2014 bem estruturadas. 

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