quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Joaquim Barbosa define prisões brasileiras como 'o horror'

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, definiu as prisões brasileiras como "o horror", durante palestra nesta quarta-feira (29) em Londres, no Reino Unido. O ministro havia sido questionado da situação do presídio de Pedrinhas, no Maranhão.

"No ano passado eu visitei prisões no Brasil, e horror é a melhor palavra para definir os nossos presídios", declarou, ao responder uma pergunta da plateia de sua conferência no King's College London, da Universidade de Londres. "Mas os políticos não se importam com isso, não dá retorno político, não dá votos. O Brasil tem uma cultura de violência, e as vítimas mais frequentes são os negros".

No mesmo evento, Barbosa voltou a negar qualquer pretensão de ser candidato à presidência da República. "A plateia me perguntou se eu sou candidato à presidência da República, e eu ainda não respondi", disse, na mesma ocasião em que respondia outra pergunta.

"Mas quer?", gritaram vozes no auditório, formado basicamente por brasileiros. "Quero", ironizou, logo antes de esclarecer que não pretende se candidatar. "Muita gente vem e diz: você deveria ser nosso candidato, mas eu nunca quis me afiliar a partidos políticos. Até na faculdade, eu nunca tive militância política. Então, não", completou.