sexta-feira, 17 de janeiro de 2014


Santa Cruz do Capibaribe, as Empresas e o Marketing

Olá amigos! Falar de marketing de maneira macro é importante, pois existem conceitos que devem ser explicados para que os demais temas possam ser levantados e estudados. E a nossa coluna Mundo do Marketing fez esse processo, mas a partir de agora estaremos tratando e discutindo o ambiente micro, ou seja a relação existente ou inexistente entre as empresas de Santa Cruz e o Marketing.

Santa Cruz do Capibaribe possui um conglomerado de empresas (maioria da indústria da confecção) uma vez que está inserida em um arranjo produtivo local (APL) do agreste pernambucano. Eis que surge a pergunta: será que todas as empresas estão utilizando das ferramentas do marketing como deveriam? A resposta é simples, ainda não!

Mas esse cenário vem se modificando paulatinamente, através de algumas empresas que de maneira arrojada introduziram em seu planejamento o marketing como ferramenta de diferencial competitivo, agregando principalmente valor a marca. Mas que valor seria esse? Tratando-se de marketing, valor da marca significa que a empresa possui um produto bom, que satisfaz a necessidade dos consumidores, e assim pode ir para o estágio mais importante de todos, a marca começa a ser desejada.

Essas ações colocaram algumas de nossas empresas como referência nos seus respectivos segmentos. O marketing possui uma importância fundamental para qualquer empresa e as que o utilizam conseguem atingir melhores resultados. Portanto, todo caso é único e se sua empresa ainda não está inserida nesse contexto, não precisa desespero sempre há tempo para correções e adequações.

Uma dica importante, não existe fórmula perfeita ou receita pronta, o segredo é... não existe segredo, fique atento as oportunidades do mercado e não queira implantar algo que funcionou em outra empresa, lembre-se as pessoas não são iguais e as empresas também não.

E aí? O que acham? Concordam ou discordam? Participe da coluna Mundo do Marketing enviando uma sugestão de tema, deixando seu comentário, sua critica, sua opinião. Lembre que sua participação e indispensável.

Boa semana e até nosso próximo encontro. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário