Mais comum do que se imagina
Um ano após tomarem posse, mais de 100 prefeitos tiveram seus mandatos cassados no País. São exatamente 107 administradores.
Levantamento divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que, um ano após a posse dos prefeitos eleitos no pleito de 2012, 125 deles não estão mais no comando das cidades que os elegeram. A maior parte deles, 107 eleitos, teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral.
As demais causas de afastamento são morte (12), motivo de saúde (2), renúncia (3), e um prefeito deixou o cargo por motivo não identificado no estudo.
Dentro desses números, está o ex-prefeito de Brejo da Madre de Deus, Dr. Edson, PTB (direita) cassado ano passado por improbidade administrativa, ocasionando eleição suplementar no distrito que levou Roberto Asfora, PSDB (esquerda) à prefeitura.
E pelo andar da carruagem, as estatísticas logo terão novos números. Na nossa vizinha Paraíba, mais precisamente em Santa Rita, uma das mais populares cidades do estado, o prefeito Reginaldo Pereira (PRP) responderá a mais um processo de cassação na Câmara de vereadores do município.
O gestor é acusado de ter realizado uma viagem aos Estados Unidos durante o período natalino sem prévia licença do Poder Legislativo. A notícia da saída dele do Brasil foi confirmada pelo Departamento da Polícia Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário