quarta-feira, 14 de maio de 2014

E como escrever para a internet?!

Por a internet ser um ambiente considerado democrático, onde podemos criar blogs, sites e possuir perfis e páginas nas redes sociais, que nós, jornalistas, precisamos tratar a informação ou notícia de forma desorganizada esteticamente? Digo isso porque às vezes me incomoda muito vê muitos jornalistas com um espaço na internet, mas sem preocupação com a qualidade do material.

Do mesmo jeito que somos leitores, temos que ter mais cuidado com o que produzimos para a web. E eu volto a falar sobre esse assunto na minha coluna #MundoConectado.

Escrever para a internet é diferente de escrever para jornal, televisão e rádio, mas nem tanto. Uma coisa que deve levar em conta é que as técnicas já consolidadas do texto jornalístico não devem ser desprezadas em nenhuma plataforma.

Como a internet é um ambiente que vem transformando as relações de comunicação e jornalistas, ainda não foi encontrada uma fórmula que resolva a questão da linguagem. Mesmo assim, isso não seria desculpa para transmitir conteúdo de todo jeito, sem o cuidado, principalmente com as novas regras ortográficas, que já não são tão novas assim.

Aproveito esse espaço para trazer algumas dicas. Uma expressão que virou uma espécie de lugar-comum e muitos jornalistas recorrem à ela é a tal de "vítimas fatais". Se ocorre acidente com morte, a primeira coisa que vemos em um título ou chamada é a referência dos mortos sendo citados como "vítimas fatais".

Vale lembrar que "fatal" significa "que mata" e não se pode dizer que as vítimas, já mortas, mataram alguém. O que mata é o acidente, a doença. Portanto, "vítima fatal" não existe e não está correto.

Já quando se usa sigla, o significado vem por extenso primeiro, exemplo: Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); e neste caso, vale lembrar que escreve em caixa alta porque soletramos cada letra.

O título doutor só para quem tem doutorado, então evite usá-lo ao se referir a médicos e advogados.

E o ponto e vírgula? Tão esquecido, mas vale lembrar que ele é, essencialmente, enumerador, conforme o exemplo a seguir: a presidente da República, Dilma Rousseff; o ministro da Educação, Henrique Paim; e assim vai...

E quando citar hora lembrar que 8h se refere ao período da manhã; já se for algum evento a ser realizar à noite será às 20h.

As pessoas têm nome e sobrenome, então, citar o nome completo e com a grafia correta.

Em casos do uso de maiúsculas (caixa alta) e minúsculas (caixa baixa) são várias as dicas, mas aqui vou citar apenas algumas: na designação das profissões e dos ocupantes de cargos, como presidente, ministro, governador, secretário, prefeito, advogado, engenheiro, professor, entre tantos outros, vem em caixa baixa.

As instituições, entretanto, vão em caixa alta: Presidência da República, Vice-Presidência da República, Ministério da Justiça, Secretaria da Fazenda, Chefia de Gabinete, Comissão de Finanças, Superintendência do Abastecimento, Câmara Municipal, Justiça Federal, Senado.
   
Espero que tenha contribuído. Até a próxima!!!

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