quarta-feira, 28 de maio de 2014

Vamos compartilhar opiniões
Hoje existem várias formas de se comunicar e conhecer novas pessoas, principalmente após a febre dos aplicativos para dispositivos móveis. Seja para arrumar um paquera ou manter contato com amigos e familiares que moram longe, as redes sociais e os aplicativos de mensagens estão cumprindo bem essa função: a de estreitar laços em um mundo conectado.

Pois bem, o texto da coluna de hoje surgiu a partir da criação de um grupo no WhatsApp com três amigos (@magali_oliveira, @_MelquiLima e @danieljoakson), os quais eu mantenho mais o contato virtualmente que pessoalmente; e com mais um amigo (@idaleciofeitosa), que fui “apresentada” primeiro por meio do aplicativo. Com as conversas rolando pedi para cada um escrever um parágrafo sobre algo relacionado à tecnologia para contribuir com a coluna. Eis os depoimentos deles:

@_MelquiLima: “Me preocupa esse uso desregrado dos aplicativos disponíveis de forma gratuita. A popularização dos sistemas Android e iOS é benéfica, porém, o péssimo uso de aplicativos por parte dos brasileiros é algo alarmante. Com a banalização do serviço, as pessoas exageram e baixam aplicativos de montagens de fotografias de gosto duvidoso e imitações e cópias baratas de jogos famosos. Resta saber administrar bem essa oferta e utilizar as facilidades de forma inteligente e proveitosa”.

@magali_oliveira: “Vale refletir sobre a ‘prisão’ causada pela quantidade de novas tecnologias e seus inúmeros atrativos. Outro dia ouvi um comentário sobre ‘primeira tela’ se referindo ao smartphone. O dispositivo móvel tem ganhado esse papel e muitas vezes é realmente a primeira tela do dia das pessoas, que ao abrir os olhos acessam o celular antes de levantar da cama e ver o mundo real. A respeito do tema vale repensar também sobre as relações de amizade e de amor, afetadas fortemente por tal situação. Marshall McLuhan traduz essa conexão através da frase ‘o homem cria as ferramentas e, subsequente, as ferramentas recriam o homem’. Mas, sinceramente, algumas situações ‘à moda antiga’ são muito melhores, como a conversa olho no olho do amigo; sentindo o cheiro da pessoa que gosta; dar atenção total a quem está do seu lado sem estar se dividindo com o mundo virtual, é muito melhor”.

@idaleciofeitosa: “As pessoas estão cada vez mais conectadas. Será mesmo bom para o nosso dia a dia toda essa conectividade? Para alguns sim, pois muitos trabalham e dependem da internet. Mas, e para aqueles que precisam se desligar da era digital para se concentrar no trabalho? Hoje em dia não se tem mais um diálogo a mesa, pois tudo se faz por meio das redes sociais. A era digital está afastando as pessoas de modo que não se encontram mais grupos interagindo entre si sem que uma vez aqui, outra ali, alguém pegue o celular para checar algo em suas redes. Mas até onde a tecnologia pode nos ajudar? Nós dominamos a era digital, ou será que é ela que nos domina?”

@danieljoakson: “No mundo atual, os celulares estão cada vez mais presente em nosso dia a dia. Podemos dizer que ele está presente tanto nas nossas necessidades de trabalho como também nas nossas diversões diárias. Não importa qual a marca, tamanho ou armazenamento. Tendo um simples Android, navegamos o mundo inteiro em um simples clique. Quanto maior o avanço da tecnologia, maior a necessidade de consumo”.

Contribua você também. Mande sugestão, dica ou tema para a próxima coluna!

#MundoConectado está presente no Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Gmail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário