quinta-feira, 11 de maio de 2017

COMDECA realiza palestras sobre o Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Dia 18 de maio é instituído como o Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, diante disto, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDECA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Governo e Ação Social, realiza importantes ações de conscientização e prevenção durante este mês.

Nesta quarta-feira (10), no Teatro Municipal da Capital da Moda, o COMDECA promoveu, para alunos da Escola Ivone Gonçalves de Araújo, palestras referentes à área da infância e juventude, proferidas pela psicopedagoga, Helennice Rocha e pela bacharela em Direito, Antônia Santos, ambas participam do 3º Encontro Nacional de Prevenção e Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorre durante toda esta semana na Capital da Moda. 

Vice-presidente da Associação de Conselheiros Tutelares, Helennice Rocha, falou da importância de discutir este tema. “O que a gente vê de violação de direitos, é coisas absurdas, crianças pequenas vitimas de abuso e violência sexual. Queremos esclarecer as crianças como se prevenir e se proteger. (...) É por isso que nós estamos aqui, Santa Cruz do Capibaribe hoje é foco nacional com este evento, é conhecida por estes eventos também na área da criança e do adolescente”, afirmou.

Representante do Fórum Colegiado dos Conselheiros Tutelares da Bahia, Antônia Santos, comentou sobre o diferencial em falar para crianças. “Nós como adultos, estamos discutindo e buscando a garantia dos direitos da criança e do adolescente. Mas as crianças estiveram aqui hoje para ouvir e escutar massivamente. O público nosso, na maioria dos casos são os adultos, mas os organizadores aqui em Santa Cruz do Capibaribe trouxeram um grande diferencial, que é colocar um público formado por crianças, essa preocupação é muito importante”

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, marcou presença no encontro e falou sobre o empenho do COMDECA. “O COMDECA faz com que a gente possa aproveitar todo esse encontro, e trazer uma palestra para os alunos da rede municipal de ensino. É muito importante esses jovens, homens e mulheres presentes neste encontro, para conhecer verdadeiramente os seus direitos e o seus deveres, para que possam compreender o papel do COMDECA, o papel do CRAS, do Conselho Tutelar, o papel do CREAS, o papel de cada órgão”, disse o gestor.


O presidente do COMDECA, Kleiton Ferreira, lembrou na oportunidade que a realização da palestra é apenas o início de ações sobre o tema previstas para este mês sob organização do conselho. “Todas essas ações, são em alusão ao dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Criança e Adolescente, e esse é apenas o ponta pé inicial da nossa campanha. Enquanto COMDECA estaremos promovendo ações voltadas a esse tema, uma temática tão atual no nosso dia-a-dia, um crime silencioso que precisa se combatido”, disse o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário