domingo, 18 de agosto de 2019

Casa Miguel Lucas de Araújo realiza 7ª Reunião Plenária do 3º período legislativo

Na tarde da última quinta-feira (15), a Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte realizou mais uma sessão plenária onde foram discutidas pautas que buscam atender as demandas da sociedade. Na ocasião foi apresentado oficialmente o nome do vereador João Eugênio (PPS) como novo líder do governo no parlamento municipal. “Recebi o convite e aceitei o desafio de ser o interlocutor do governo com esta Casa de Lei, vamos levar todas as demandas para as áreas competentes com a finalidade de ajudar com a gestão e com os avanços do município, frisou o novo líder.

Resumo Parlamentar

Dé Cumaru (PSD) – Em sua fala foi solidário a famílias de Gravatá do Ibiapina que perderam seus entes queridos na última semana. Solicitou ao governo municipal, através do novo líder João Eugênio (PPS), a construção de um cemitério em Vila do Socorro para que as homenagens às memórias dos que já partiram possam ser realizadas próximas de suas famílias.

Geovane (PR) – Falou sobre a luta pelo terreno para construção de um novo cemitério para Vila do Socorro pois representa aquela comunidade e vai solicitar para que essa demanda seja atendida. Discursou sobre o fechamento do lixão da comunidade Raposa, um pedido das duas bancadas e que foi realizada pela prefeitura. Parabenizou o prefeito Lero e a gestora de Meio Ambiente, Aline Cursino pela importante ação.

Oscar Miguel (PSC) – O parlamentar utilizou seu tempo da tribuna da Casa Miguel Lucas de Araújo para falar do momento histórico que a cidade vive com a extinção do lixão, que a fumaça escura que cobria o céu da localidade teve um final. Citou as dificuldades que os moradores da redondeza passavam com problemas respiratórios e ambientais. Também lembrou da expectativa para a chegada da água da Adutora do Alto Capibaribe que é um sonho que em breve será realizado.

Hélio de Novo (SD) – Teceu críticas a gestão municipal que segundo o vereador, divulga que a saúde do município é referência para toda região Agreste, e que na verdade, as gestantes da cidade têm que se deslocar para outras localidades para terem seus filhos. Só teriam oportunidade na cidade quem poderia pagar mais de três mil reais para realizar o procedimento. Apresentou requerimento indicação 405/2019 no sentido de que sejam adquiridas uma bomba e uma caixa d´água para o riacho doce de Júlio Casé.

Professor Jurandi (PTB) – Apresentou projetos de lei (017, 018/2019) inserindo nomes de ruas para facilitar a chegada de correspondências para a população. Na saúde, teceu críticas e disse que os serviços do município são utilizados com finalidades eleitoreiras. Na falta de vagas basta uma assinatura do prefeito para que se consiga. Tudo isso não seria favor, e sim uma obrigação do poder público pois a população paga impostos para que estes serviços sejam prestados. Por isso que na política precisam de pessoas boas para fazer aquilo que a população precisa. Com relação ao lixão lembrou das vezes que foi acionar o Ministério Público de Taquaritinga para resolver a situação, recebeu muita pressão mas não desistiu e a desativação do lixão se tornou realidade.

João Eugênio (PPS) – O novo líder do Governo, teve seu nome apresentado na sessão plenária e agradeceu o convite feito pelo prefeito e relatou que vai fazer o máximo para corresponder às expectativas e levar as cobranças dos parlamentares e da população ao Poder Executivo. Ressaltou que já vai informar a solicitação da construção do cemitério em Vila do Socorro e com relação a saúde, ele rebateu dizendo que o município tem 18 cirurgias cesáreas por mês para as gestantes de Taquaritinga do Norte. Falou sobre um projeto de reflorestamento que irá colocar mais de 8 mil mudas no território municipal. Apresentou indicação (404/2019) para que seja proibida a pesca na barragem de Mateus Vieira num período de seis meses.

Eraldo de Pedra Preta (PTN) – Falou sobre a continuidade dos trabalhos realizados enquanto vereador, e que está andando os quatro cantos do município ouvindo a população. Deu as boas-vindas ao novo líder do governo, João Eugênio, e desejou boa sorte aos desafios que virão. Comentou também sua ida as comunidades rurais do Jerimum e Algodão verificando as condições do saneamento e também das estradas que ligam as localidades, isso resultou no seu requerimento indicação 403/2019 solicitando o saneamento na Avenida Ismael Nogueira de Oliveira (Jerimum).

Rogéria de Zeca (PSDB) – Comemorou o Dia da Informática relatando a importância da tecnologia e do acesso a ela para o desenvolvimento da sociedade. Apresentou o requerimento indicação 406/2019 solicitando a construção de um trevo, com poste de iluminação pública na estrada que liga o sítio Queimadas ao sítio Agreste, atendendo solicitação dos moradores das comunidades. Também entrou na pauta da vereadora a questão ambiental com a desativação do lixão municipal pois era uma demanda de mais de 40 anos e que agora foi atendida com a cobrança de todos de vereadores, agricultores, Ministério Público.

Borges (PSD) – O vereador iniciou seu discurso sobre a retirada do lixão relatando que só foi realizado após a prefeitura receber pressão popular e também da justiça, além ter recebido e também multa de oito mil reais. Inclusive denunciou que funcionário públicos foram obrigados a comparecer na solenidade que marcou o encerramento das atividades do lixão. Falou também sobre o projeto de plantação de oito mil mudas na cidade e ressaltou que na gestão do ex-prefeito Jânio Arruda foram entregues mais de 300 mil mudas de café para a população.



Nenhum comentário:

Postar um comentário