domingo, 4 de agosto de 2019

Meio Ambiente entra na pauta do legislativo em Taquaritinga do Norte


A pauta do meio ambiente entrou em cena na 5ª reunião do 3º período legislativo na Casa Miguel Lucas de Araújo, em Taquaritinga do Norte, realizada na última quinta-feira (01). Parlamentares da situação e oposição ressaltaram o fim do lixão que fica situado na comunidade da Raposa, zona rural do município.

Há mais de 50 anos, os resíduos sólidos eram colocados no local, o que causava transtornos e consequências negativas para moradores de 20 comunidades que ficam nas imediações do lixão.

“Essa é uma solicitação da população há anos, pois prejudicava tanto o meio ambiente quanto os moradores da localidade. Uma ação que beneficia a todos de Taquaritinga do Norte”, disse o presidente do legislativo, Professor Jurandi (PTB).

Para o vereador João Eugênio (PPS), a desativação do lixão era uma questão também de saúde pública. “Eu cresci naquela localidade e via de perto o quanto aquele lixão prejudicava a todos. Era uma medida que tinha que ser tomada, e agora essa questão vira realidade. Quero parabenizar a Prefeitura e também a diretora de meio ambiente, Aline Cursino”.

A desativação do lixão está agendada para o próximo dia 14/08, em solenidade realizada pelo Executivo Municipal e todos vereadores da Casa Miguel Lucas de Araújo foram convidados para participarem do ato.

Resumo parlamentar

Borges (PSD) – Falou sobre as adesões que seu grupo político recebe e que a cada dia mais pessoas estão entrando no projeto das oposições. Teceu críticas à gestão municipal dizendo que não existem ações sendo realizadas para melhorar a vida da população.

Helio de Novo (SD) – Ao fazer uso da tribuna, o vereador tratou de educação, em especial sobre a escola municipal Gilzenete Guerra em Pão de Açúcar onde presenciou muitos estudantes aguardando abertura nos portões. Solicitou a antecipação da abertura dos portões para preservar as crianças do sol e da chuva, bem como também a questão da segurança dos alunos.

Eraldo de Pedra Preta (PTN) – O parlamentar retomou o discurso da importância do trabalho do vereador que trabalha pela comunidade. Mesmo com todas dificuldades enfrentadas o papel de quem trabalha para o povo é diário. Apresentou requerimento 381/2019 para que seja construída praça com bancos e brinquedos para as crianças da comunidade de Jaburú de Cima.

Claudinho de Tontom (PSD) – Tratou da desativação do lixão do sítio Raposa, lembrando que essa cobrança já havia sido feita por ele através do requerimento 51/2018, reforçando que agora os resíduos do município serão encaminhados para local adequado em Caruaru. Falou da questão da segurança pública e cobrou a implantação da Guarda Municipal.

Demir (PMDB) – Apresentou requerimento indicação 379/2019 solicitando abastecimento de água para a sede do município nos bairros Centro,  Brasília, Zamba, Amorim, Capibaribe, Marília, Silva de Cima e Silva de Baixo.

Dé Cumaru (PSD) – Prestou condolências às famílias de pessoas ilustres que faleceram recentemente, além de tratar, através de indicações (383 e 384/2019) da limpeza de açudes no Jaburu de Baixo com a inclusão melhoria das suas laterais, bem como, reforçou a questão de reativação do poço artesiano que fica na rua José de Farias, no distrito de Gravatá do Ibiapina, uma solicitação antiga dos moradores da localidade.

Rogéria de Zeca (PSDB) – A vereadora enfatizou em seu discurso o trabalho de qualificação promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que é um órgão responsável pela promoção do desenvolvimento de jovens e adultos que atuam na zona rural. Citou o exemplo do curso de agricultura orgânica que foi realizado na comunidade de Mateus Vieira, e deu o exemplo de uma agricultora que fez um depoimento sobre a mudança que foi promovida através do curso de produção de doces.

Professor Jurandi (PTB) – Apresentou projeto de lei 14/2019 que busca instituir o banco de ideias legislativas que tem por objetivo inserir na Casa Miguel Lucas de Araújo a inovação para estimular ações que melhorem a vida da população. Também realizou requerimento pedido de informações sobre o número de registro de todos os médicos no município, incluindo o tipo de vínculo, horário de atendimento e salário. Criticou o transporte escolar de Taquaritinga do Norte com veículos que estão sempre quebrando e colocando em risco a vida dos alunos da rede de ensino.

Oscar Miguel (PSC) – Enfatizou sua atuação na saúde pública e parabenizou a Prefeitura pela realização da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social que discutiu melhorias para o município. Apresentou requerimentos 376 e 377/2019 solicitando a perfuração de um poço artesiano, tipo chafariz, no Riacho Doce de Julio Casé, além da construção de placa luminosa informativa na entrada de Gravatá do Ibiapina e no trevo de Pão de Açúcar.

João Eugênio (PPS) – Falou sobre a desativação do lixão na comunidade da Raposa, parabenizou o prefeito Lero através da diretora de meio ambiente de Taquaritinga do Norte, Aline Cursino. Disse que tem uma história na região e conhece de perto as dificuldades que os moradores dos arredores do lixão enfrentam, a exemplo dos transtornos tanto para a saúde pública quanto para o meio ambiente. Na educação, tratou da necessidade de construção de uma nova unidade municipal de ensino no Distrito de Pão de Açúcar.

Geovane (PR) – Parabenizou o governo municipal pela escolha do novo secretário de articulação governamental e programas especiais, Dudinha, e desejou ao novo integrante da gestão municipal um bom desempenho no novo desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário