quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Pernambuco deu início as Conferências Regionais da Assistência Social

Pernambuco iniciou a programação de Conferências Regionais da Assistência Social promovendo nesta quinta-feira (22) a primeira edição, das oito que estão programadas para acontecer. O evento reuniu no auditório Senador Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), representantes dos municípios da Região Metropolitana do Recife. Participaram da mesa de abertura, os secretários-executivos da Assistência Social do Estado, Joelson Rodrigues, que também é vice-presidente do Conselho Estadual da pasta, e de Segmentos Sociais, Laura Gomes, que representou o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes.

Em discurso de abertura, Rodrigues destacou que os encontros dão sequência ao processo conferencial, que iniciou nos municípios e que agora segue para a etapa regional. Durante os momentos, são discutidos demandas relacionadas a cada Região de Desenvolvimento do Estado, levando em conta as suas particularidades. “As regionais fazem parte de uma etapa preparatória para a Conferência Estadual, onde juntamos os representantes de todos os municípios pernambucanos para discutir sobre a realidade da assistência social no Estado e no País, além de deliberar estratégias de atuação, de luta e reivindicação”, explicou. 

Ressaltando a importância do evento, Laura Gomes pontuou os desafios que a política da Assistência Social tem sofrido nos últimos meses com os cortes orçamentários e frisou o apoio do Governo do Estado no fortalecimento da atuação da pasta em Pernambuco. “Diferentemente deste momento em que estamos vivendo, onde o Governo Federal está acabando com quase todos os espaços democráticos e de escuta, o governador está percorrendo todos os municípios para fortalecer a sociedade civil e a escuta, para entender a realidade de cada povo e de cada região e saber o que vai ser utilizado como insumo para se colocar no PPA (Plano Plurianual). Diante de todas as atividades, precisamos entender o que realmente vai atender a toda nossa população”, afirmou.  

A próxima Conferência Regional acontece no dia 27, em Carpina e reunirá as cidades da Zona da Mata Norte. Dia 29, Palmares recebe os representantes da Mata Sul. Em setembro, os municípios de Garanhuns (03), Caruaru (05), Santa Maria da Boa Vista (10), Salgueiro (12), e Serra Talhada (17), reúnem profissionais municipais da assistência social, respectivamente, do Agreste Meridional, Agreste Central e Setentrional, Sertão do Araripe e do São Francisco, Sertão Central e da Itaparica, e Sertão do Moxotó e do Pajeú. 

EDIÇÃO ESTADUAL

Com o término das conferências regionais, acontece a edição estadual, marcada para os dias 29 e 30 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. No evento, haverá a seleção de gestores para representar o Estado e levar as demandas locais para a Conferência Nacional Democrática, que será realizada em Brasília, no mês de novembro.“A falta de recursos põe em risco a política da Assistência Social, por isso precisamos fortalecer o debate e a luta pela manutenção desta política que é um direito constitucional da população e que tem ajudando a minimizar a pobreza e as desigualdades existentes no país”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes. 

O encontro nacional, que tem com tema "Assistência Social: Direito do Povo, com financiamento público e participação social", é organizado pela sociedade civil e pelo colegiado de gestores da pasta como forma de resistência a suspensão da Conferência Nacional da Assistência Social, que era promovido pela Conselho Nacional da política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário