terça-feira, 27 de agosto de 2019

Prefeito Hilário participa de assembleia da AMUPE, comenta reforma tributária e defende toyoteiros


Nesta terça-feira, a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) se reuniu em assembleia extraordinária, com a participação do secretário da Fazenda Décio Padilha e Eduardo Straz, representante da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo (PSD) esteve presente nas discussões que abordaram a Reforma Tributária.

Hilário não escondeu sua insatisfação com a partilha dos tributos no Brasil, que acaba fazendo com que os municípios recebam uma parcela menor do que os estados e a União, mesmo acumulando uma responsabilidade maior na prestação de serviços. "Todos os problemas do país são resolvidos nos municípios, todos os serviços que o cidadão utiliza são nos municípios, no entanto, na repartição dos tributos, os municípios fica com 15% da arrecadação, os estados com 25% e a União com 65%", comentou.

O prefeito defendeu ainda a reformulação do modelo de arrecadação, de modo que os municípios tenham maior participação na partilha dos tributos. "As prefeituras acumulam despesas, se responsabilizam por programas criados pelo estado, pelo Governo Federal, mas recebemos recursos para isso. A Reforma Tributária e um novo Pacto Federativo são necessários, eles poderão criar um sistema onde os municípios tenham um maior volume de recursos", afirmou Hilário.


Quando fez o uso da palavra na assembleia extraordinária, Hilário Paulo defendeu os motoristas de transporte alternativo. "Nosso município tem 740 quilômetros quadrados e não há transporte público, só alternativos, os conhecidos toyoteiros, eu mesmo já fui motorista de transporte alternativo, sei as dificuldades da profissão, nossa cidade tem cerca de cinco mil Toyotas que são levados até para outros estados, são milhares de pessoas que dependem não só da profissão, como do transporte", explicou.

Hilário se posicionou contrário à Lei 13.855, que endurece as punições contra o transporte alternativo. "Se for para escolher entre os toyoteiros ou a legislação que é contra os alternativos, eu vou para a estrada, para a luta com os motoristas de transporte alternativo, se quiser entender o que é a realidade de quem usa esse serviço, chame os prefeitos, os vereadores do agreste, as pessoas que convivem diretamente com os profissionais, eu quero participar dessas discussões e mostrar a importância dos toyoteiros, dos motoristas também de van, de todas as pessoas que fazem o transporte alternativo", declarou.

Inauguração
Também nesta terça-feira, Hilário concedeu uma entrevista, onde anunciou que nos próximos dias estará entregando à população brejense a Praça de Nossa Senhora do Bom Conselho, no centro da cidade. "Até o dia 15 de setembro estaremos inaugurando a Praça com praticamente toda a sua estrutura à disposição do povo do Brejo, este é um compromisso nosso, pensando no bem estar das pessoas e também em garantir mais um ponto turístico no município, que tem um grande potencial nesse sentido", analisou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário