terça-feira, 30 de julho de 2013

Críticas de Alencar Lopes esquentam debate em torno da Novo Século

O músico Alencar Lopes criou uma grande polemica na manhã desta segunda-feira (29), ao criticar a forma como a Banda Novo Século tem sido gerenciada pela nova diretoria, que assumiu a função no começo deste ano.

Segundo Alencar, as dificuldades financeiras que a Banda tem enfrentado se dão por conta do mau gerenciamento da Instituição. “Pessoas que assumiram a Diretoria e a batuta da banda acreditavam que as coisas caiam do Céu. Ai vai o meu conselho, desçam do salto, arrumem a casa, coloquem a documentação da entidade em dia e tratem os músicos com respeito, pois sabemos das suas limitações, retribuam ao associado mandando pelo menos um acorde sonoro no dia do seu aniversário e por ai vai”, disparou ele em nota enviada a blogs da cidade.

O músico disse ainda que espera que tudo se revolva e criticou a forma como a diretoria tem lidado com a fata de recursos financeiros. “Espero que tudo se resolva, pois não é com esse tipo de pressão que se resolvem as coisas, afinal são 113 anos de história e pra esta diretoria vai ficar feio se eles conseguirem este feito fechar as portas pela a primeira vez. entendo que nenhum órgão governamental ou não governamental vai ajudar uma entidade que não esta se quer com suas CND's (Certidão Negativas de Débitos) em dias”, disparou ele.
Imagem: Blog do Ney Lima
A resposta – sobre o que falou Alencar a diretoria da Banda Novo Século enviou nota a imprensa e rebateu as declarações do músico. Segundo a nota, Banda Novo Século sofre com a falta de estrutura em todos os aspectos, inclusive no fiscal.

“A Banda Novo Século é uma instituição filantrópica isenta de impostos, mas que possui responsabilidades fiscais perante órgãos reguladores da União, todo ano instituição tem por obrigação a entrega de declarações que indicam o funcionamento da instituição e execução de suas atividades”, diz a nota, que segue, “As tais declarações devem ser feitas mediante profissional de contabilidade que a entidade não disponibiliza pela falta de recursos financeiros, mas esta nova diretoria através do ciclo de amizade conseguiu um profissional para ajudar a banda”.

A diretoria informa também que ainda esta semana a Banda terá o número exato de declarações e atualizações que deixaram de ser feitas por gestões anteriores.

Outros problemas foram citados na nota. “A Sociedade Musical possui outros problemas funcionais como a falta de incentivo para músicos e alunos, nos tempos em que vivemos é extremamente complicado ter sempre disponível pessoas que são voluntárias, o que no caso dos músicos acaba em desencontros”.

Para fechar, a diretoria informa que está buscando saídas para os problemas que enfrenta atualmente. “A nova diretoria está bolando um projeto que tem o apoio de entidades renomadas que se prontificaram a ajudar a instituição nessa nova empreitada, a intenção é poder incentivar financeiramente músicos e alunos, e formar um corpo docente e uma coordenação pedagógica para estruturar uma verdadeira filarmônica em nossa cidade”.

Da redação "Direto ao Ponto"