segunda-feira, 29 de julho de 2013

O AMIGO DA ONÇA - PMDB AMEAÇA COM PEC PARA LIMITAR MINISTÉRIOS A 20
Uma discussão polêmica acaba de ser aberta formalmente pelo principal aliado do governo, o PMDB - limitar legalmente o número de ministérios. A ideia parte do líder do partido na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ) e, nessa medida, soa como mais uma dura provocação à aliança do partido com o governo.

A presidente Dilma Rousseff tem reiterado que não vê necessidade de reduzir a extensão de seu primeiro escalão, hoje com 39 ministros. Cunha quer que, doravante, o governo tenha no máximo 20 ministérios. A regra seria incorporada à Constituição por meio de uma PEC a ser apresentada por Cunha nos próximos dias.

Para o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), a proposta "é uma excrescência". Segundo ele, "a criação de ministério, a redução de ministério é tarefa privativa do Poder Executivo". Líder do DEM, o deputado Ronaldo Caiado (GO) também está pegando carona na ideia, mas questiona a quantidade sugerida por Cunha. O PSDB do pré-candidato Aécio Neves também não demorará a entrar nessa.