segunda-feira, 29 de julho de 2013

Prefeito de Campina Grande diz que Santa Cruz e Toritama sobrecarregam saúde da cidade paraibana
Atravessando uma das maiores crises de sua história na saúde pública, a administração pública da cidade de Campina Grande busca saídas para o drama vivido diariamente por centenas de pessoas, que buscam atendimento médico no município, que é tido como uma referência para toda a região.

O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) anunciou que o município ganhará, em até 30 dias, a Casa da Gestante, um local com 20 leitos para onde as mães que tiveram filhos no ISEA – Instituto de Saúde Elpídio de Almeida, serão encaminhadas para receber os cuidados necessários antes do retorno às suas casas.

Também será transferida uma parte do setor administrativo do Isea para permitir a instalação de 30 novos leitos. Os anúncios foram feitos pelo prefeito dentro das medidas, que ele acredita serem necessárias para melhorar o atendimento na maternidade municipal.

O ISEA tido como o maior hospital-maternidade do estado da Paraíba atravessa uma enorme crise administrativa. Casos de pacientes aglomeradas em corredores e até mesmo partos feitos no improviso, ganharam a mídia e causaram um enorme constrangimento no âmbito do governo tucano.

O prefeito ressaltou que há uma demanda crescente de atendimentos obstetrícios no ISEA. Campina Grande, que possui 173 municípios referenciados para atendimento no Isea, frequentemente atende pacientes de outras localidades da Paraíba que não são referenciadas, ou seja, não fazem o ressarcimento dos serviços executados ao município.

Em busca de justificativas para a má fase que atravessa a saúde pública na cidade, Romero disse também outra sobrecarga se dá devido ao atendimento a pacientes de outros estados, como Pernambuco, que envia pacientes dos municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.

Da redação com informações do portal PB Agora