quarta-feira, 14 de agosto de 2013


Comissão de Agricultura debate ações de convivência com o Semiárido

A Comissão de Agricultura realizou, nesta quarta (14), uma audiência pública para debater as políticas emergenciais de combate à seca que estão sendo realizadas no Estado e as ações do plano de convivência com o Semiárido. O evento contou com a presença de diversos deputados e do secretário de Agricultura de Pernambuco, Aldo Santos.

Na reunião, o secretário apresentou dados sobre as ações emergenciais que estão sendo efetuadas para o enfrentamento da estiagem. Entre elas, a ampliação da infraestrutura hídrica do Estado, a distribuição de carros-pipa e pastilhas de cloro, instalação de caixa de reservatórios e filtros para famílias, além de crédito e programas do Governo voltados à população rural. Santos afirmou que é necessário estabelecer ações permanentes para os próximos ciclos da seca.

O presidente da Comissão, deputado Diogo Moraes, do PSB, destacou que foram feitos investimentos importantes para captação das águas das chuvas, construção de barragens e açudes, instalação de dessalinizadores para tratamento da água, além da recuperação e instalação de poços artesianos. Ele acrescentou que a Secretaria de Agricultura, com apoio do colegiado, vem realizando a reativação da bacia hídrica e leiteira do Estado.

Segundo o secretário, devido à estiagem, Pernambuco teve queda de 72% da produção de leite, e perdeu cerca 1,4 milhões de animais em relação a 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário