segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Todos em campo - o tempo passa e os principais nomes grupo do grupo Taboquinha de Santa Cruz do Capibaribe continuam a se movimentar no tabuleiro da política local. Com a “hora de a onça beber água” cada vez mais perto, cada um busca ocupar espaços e aparecer para a mídia e é claro, para o eleitor. 
Juntos - até quando?
Em busca de espaço - neste fim de semana um torneio de futebol amador em Poço Fundo teve a participação dos três pré-candidatos na eleição do ano que vem. Ernesto Maia, Toinho do Pará e Zé Augusto Maia passearam em meio ao povo e conversaram com algumas lideranças daquele distrito. 

Cópia do que deu certo – vale a pena lembrar que essa estratégia de visitar localidades aos fins de semana tem sido adotada por Toinho do Pará há algumas semanas. Tal iniciativa rendeu elogios da imprensa local e parece ter inspirado os outros “companheiros” de partido.

Deu na pedra – e não foi desta vez que o grupo Taboquinha voltou a se reunir. O encontro que estava agendado para a noite deste domingo foi desmarcado e segundo informações ainda extraoficiais, o motivo do adiamento teria disso um apelo do senador Armando Monteiro, algo que para muitos soa como uma verdadeira piada, tendo em vista que Armando não tem demonstrado o mínimo interesse em questões do âmbito Tabocal.

Mas por quê? - como a primeira reunião ocorrida este ano não rendeu aquilo que alguns esperavam, especula-se que a da noite de ontem tenha sido desfeita apenas para novos desgastes fossem evitados. Nomes como Toinho do Pará e Ernesto cobram de Zé Augusto uma definição quanto às suas pretensões para a eleição de 2014.
O grande encontro - quem participou do programa “Nordeste em Foco” de hoje foi o senador Humberto Costa. Ele falou sobre a reunião, da qual participou, com o também senador Armando Monteiro e com o deputado federal João Paulo. 

Estratégias - “Começamos a discutir a organização da campanha de Dilma em Pernambuco. O PTB é um dos partidos que está muito próximo da presidente e isso faz com o que tenha interesse em sua reeleição”, disse Humberto, que emendou, “vamos organizar o palanque de Dilma em Pernambuco com a força necessária para ganharmos a eleição também em nosso estado”.

Ela respira - Humberto falou ainda sobre a melhora da avaliação da presidente Dilma nas pesquisas de opinião pública. “A presidente ouviu as ruas e adotou medidas que agilizaram muitas questões, dentre elas algumas que estavam travadas. A população reconheceu o trabalho dela e viu que a presidente quer mesmo o melhor para o país”, avaliou o petista.

Ainda existe fé - o senador disse ainda eu ainda crê que Eduardo Campos estará no palanque de Dilma na eleição do próximo ano. “Ainda temos a esperança de Eduardo apoiar a candidatura de Dilma. Respeitaremos a decisão que o PSB tomar, caso ele não opte por estarmos juntos teremos que levar a vida adiante”.

Consolidado - sobre prováveis prejuízos ao projeto político do PT na região Nordeste, com a provável candidatura de Eduardo Campos a presidente, Humberto disse que não acredita que sua legenda sofra grandes danos. “O PT tem uma história muito grande com o povo nordestino. Nunca investiram tanto em nossa região quanto os presidentes petistas, por isso acredito que a situação do PT no Nordeste é consolidada”.

Almoço político - outro que falou no “Nordeste em Foco” de hoje foi o vice-prefeito Dimas Dantas. Ele participara de um almoço com o deputado federal Eduardo da Fonte, em Recife.  No cardápio, os rumos que os aliados darão ao projeto político de Da Fonte no Polo de Confecções. “Buscarei ainda algo para a secretaria de educação de nossa cidade”, disse DD.

O ato - Dimas falou também que em breve acontecerá um ato para filiações ao PP em Santa Cruz do Capibaribe. “Vamos marcar um ato de filiação ao partido, quero que ele (Da Fonte) esteja presente para abonar as fichas dos novos filiados”.

Quero não - para fechar Dimas falou ainda sobre a possibilidade de ser candidato a deputado estadual na eleição do ano que vem. “Eu não almejo essa candidatura, meu interesse maior é fazer com o que nossa cidade cresça”, disse ele ao negar o interesse em disputar uma vaga na ALEPE.
De volta - segundo o meu amigo Junior Albuquerque, o presidente estadual do PSD e ex-deputado André de Paula irá a Taquaritinga do Norte na próxima quinta-feira, 22 de agosto. André participará da Festa das Dálias e pretende se reunir com vereadores e líderes da oposição. Informações dão conta que muitos aliados estão insatisfeitos com a ausência de André da Dália e já estariam prontos para mudarem o voto federal em 2014.

Enquanto isso... - outro que irá a Taquaritinga para a Festa das Dálias é o senador Armando Monteiro. Ainda não existe previsão para uma vinda dele a Santa Cruz, que há um bom tempo não recebe Armandão.

César Mello