segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Afastado – O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu nesta segunda-feira, 5, ao pedido da Rede Sustentabilidade e concedeu uma medida liminar (provisória) afastando o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. A decisão foi tomada no âmbito de uma ação ajuizada pela Rede que pede que réus não possam estar na linha sucessória da Presidência da República. 

Pano para manga - Integrantes da Comissão de Ética da Presidência dizem que, mesmo após a entrega de sua defesa, Geddel Vieira Lima ainda não conseguiu “fazer um enfrentamento detalhado” de todos os pontos da acusação de que pressionou Marcelo Calero a liberar uma obra na Bahia. Segundo eles, há lacunas nas versões apresentadas pelo antigo chefe da articulação política de Michel Temer. Há risco, inclusive, de que esses supostos buracos arrastem outros integrantes do governo para o caso. 

2018 - O presidente nacional PT, ex-deputado Rui Falcão, disse à Folha de São Paulo deste domingo (4) que o partido não tem “plano B” para 2018. O candidato a presidente da República será Lula. “É uma exigência nacional não só do PT, mas daqueles que veem nele um líder”, declarou o dirigente petista, para quem só existe o “plano A”. Perguntado sobre o que achava de uma união de partidos de esquerda para apoiar o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), Falcão disse o seguinte: “Defendo que nosso candidato em 2018 seja Luiz Inácio Lula da Silva. Não significa que a gente não tenha diálogo com outros partidos”. 

Divididos - Reunida no domingo (4), a direção nacional do PC do B decidiu que terá um nome da sigla na disputa pela Presidência. É uma reação à fala do presidente do PT, Rui Falcão, de que seu partido não tem plano B e Lula é o candidato para 2018. Dirigentes do PC do B defenderam que “é hora de renovar a esquerda” e colocaram em discussão uma lista com quatro possíveis presidenciáveis. O ex-ministro Aldo Rebelo, o governador do Maranhão, Flávio Dino, e as deputadas federais Jandira Feghali e Luciana Santos são os cotados. 

Pesquisa – Jarbas Vasconcelos (PMDB) não se impressiona pelo fato de “formadores de opinião” estarem contra a hipótese de juízes e promotores também responderem por crime de responsabilidade como qualquer outro cidadão. Ele disse que se for feita hoje uma pesquisa sobre a imagem do Congresso, 90% dos entrevistados dirão que são favoráveis ao seu fechamento e nem por isso se deve apoiar esse medida exdrúxula e antidemocrática. 

Visita – O presidente Michel Temer deve cumprir a sua primeira agenda em Pernambuco desde que assumiu o cargo em maio. A expectativa é que ele chegue na próxima sexta-feira sendo ciceroneado pelos ministros Mendonça Filho, Raul Jungmann, Bruno Araújo e Fernando Filho. Também há uma possibilidade do governador Paulo Câmara oferecer um almoço ou jantar ao presidente no Palácio do Campo das Princesas. 

Investimento – O governador Paulo Câmara comemorou o investimento de R$ 500 milhões da empresa de medicamentos Aché em Pernambuco. A empresa irá construir uma planta industrial e um centro de distribuição em Suape, que deve ser inaugurada em 2018 e gerará cerca de três mil empregos diretos e indiretos. Esse foi o maior investimento privado no estado de 2016. 

Hexa – Próximo dia 12, Guilherme Uchoa (PDT) poderá ser eleito pela 6ª vez consecutiva para presidente da Assembleia Legislativa com incondicional apoio do Palácio do Campo das Princesas. De todas as eleições que disputou, esta será para ele a mais tranquila, pois não tem adversários à altura. 

Fachada - A nova fase da Operação Terra Arrasada constatou que a empresa de fachada envolvida no crime que levou o prefeito de Ribeirão, Romeu Jacobina Figueiredo (PR), à prisão - a RU Veras - possui contratos que ultrapassam R$ 36 milhões com outras prefeituras do estado. Os convênios estão agora sob investigação do Ministério Público de Pernambuco para a detecção de possíveis fraudes. As informações foram divulgadas nesta segunda em coletiva de imprensa na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com apoio da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário