sexta-feira, 3 de março de 2017

Frente a frente - O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e o juiz Sérgio Moro ficarão frente a frente pela primeira vez no dia 3 de maio, às 15h. O juiz marcou para esse dia a audiência com Lula, réu no processo que o investiga sobre a propriedade de um tríplex no Guarujá. O petista será o único réu ouvido nesse dia. Os outros seis serão ouvidos entre os dias 20 e 28 de abril. Ao contrário de testemunhas, que são obrigadas a responder as perguntas, os réus podem optar por ficar em silêncio, responder apenas a perguntas da defesa ou responder a todas as perguntas.

Tudo ou nada - Após o depoimento de Marcelo Odebrecht à Justiça Eleitoral, o Planalto passou a ver a separação da chapa Dilma-Temer — ou, ao menos, da responsabilidade sobre as contas — como única maneira para que o presidente se salve. A avaliação é a de que a fala, respaldada pela homologação da delação no Supremo, é suficiente para a cassação do mandato caso a corte decida pela unidade da chapa presidencial. Em caso de separação, a aposta é a de que o presidente ainda pode sobreviver.

Falou -  Em nota, Fernando Henrique classificou de “mau serviço” parte do noticiário divulgado na quinta-feira e disse que adversários do PSDB difundem “noticias alternativas” para confundir a opinião pública. Na opinião do ex-presidente da República, o mais importante foi desconsiderado: o depoimento de Marcelo Odebrecht, dado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que ele teria relatado que as doações para o PSDB se deram dentro das normas legais. Já o ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura Benedicto Júnior disse, em depoimento ao TSE, que cerca de R$40 milhões dessas doações tiveram como origem o departamento de propinas da Odebrecht.

Tal qual - Ao negar o habeas corpus de José Dirceu na semana passada, o Supremo emitiu maus sinais a Eduardo Cunha. Edson Fachin não deu seguimento ao pedido do petista porque, depois dele, Dirceu acabou sendo condenado pela Justiça Federal. Se o pedido de Cunha só chegar ao STF após uma provável condenação no primeiro grau, a corte pode tomar decisão semelhante — caindo por terra a possibilidade de que o ex-deputado ganhe a liberdade.

Negou - Por meio de nota divulgada nesta quinta-feira (2), a ex-presidente Dilma Rousseff negou versão dada por Marcelo Odebrecht ao Tribunal Superior Eleitoral segundo a qual 4/5 dos recursos destinados pela empreiteira para a campanha do PT/PMDB em 2014 foram oriundos de “caixa dois”. De acordo ainda com o empresário, parte do pagamento foi feito a João Santana, o responsável pelo “marketing” da campanha presidencial. O empresário prestou depoimento em plena quarta-feira de cinzas, em Curitiba, ao ministro Herman Benjamin, relator da prestação de contas da chapa Dilma Rousseff/Michel Temer no Tribunal Superior Eleitoral. 

Extinguiu - Atendendo a pedido da defesa, o juiz federal Sergio Moro declarou, hoje, a extinção da punibilidade de Marisa Leticia Lula da Silva, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, morta em fevereiro. Ela era ré em processos da Operação Lava Jato. 

Números - A Secretaria de Defesa Social informou que somente no próximo dia 15 irá divulgar os números completos sobre a violência registrada em Pernambuco durante o Carnaval, incluindo a taxa de homicídios. A ordem partiu do secretário Ângelo Gioia, que reuniu seus principais comandados numa coletiva de imprensa para apresentar outros dados que foram positivos para o Governo do Estado. 

Faculdades - Na próxima segunda-feira, dia 6, o MEC apresentará à Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, a partir das 9h, as conclusões a que chegou sobre as faculdades que funcionam irregularmente no Estado de Pernambuco. A apresentação é um desdobramento da CPI das Faculdades Irregulares que teve como presidente o deputado Rodrigo Novaes (PSD) e, como relator, a deputada Teresa Leitão (PT). A CPI apurou que no ano de 2016 diversas faculdades “venderam” diplomas a estudantes que não sabiam que elas funcionavam irregularmente, acarretando prejuízo a cerca de 20 mil pessoas.

2018 - Em entrevista concedida ao debate da Supera Manhã da Rádio Jornal nesta sexta-feira (03), o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB) contou que tem conversado sobre as eleições de 2018 em Pernambuco com o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM). Bruno também se reuniões com lideranças da oposição na última semana, a exemplo do senador Armando Monteiro (PTB). O teor das conversas, segundo Bruno, seriam a respeito das impressões do cenário nacional e local. O ministro ainda ressaltou que há também a preocupação sobre a segurança público no Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário