sexta-feira, 31 de março de 2017

Adutora do Pirangi é inaugurada e beneficiará Santa Cruz do Capibaribe e região


O Sistema Adutor do Pirangi, que capta água do Rio Pirangi, localizado na Zona da Mata Sul de Pernambuco na cidade de Catende, e leva até o Sistema Adutor do Prata, beneficiando cidades da região do Agreste, foi inaugurado em solenidade realizada nesta quinta-feira (30) na Estação de Tratamento da Compesa, na cidade de Caruaru. O evento contou com a presença do governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), além de secretários estaduais, deputados estaduais e demais lideranças políticas de toda região. 

Marcaram presença os deputados estaduais, Tony Gel (PMDB), Laura Gomes (PSB), Vinicius Labanca (PSB) e Aloísio Lessa (PSB). A deputada Laura Gomes discursou na ocasião e falou da capacidade de Pernambuco em realizar investimentos mesmo diante de uma crise nacional. "Estou muito feliz, muito orgulhosa, de está fazendo parte deste momento histórico [...]. Fiz um levantamento no país e nenhum governador está voltando para ouvir ou dialogar com o a população diante de tanta crise. Paulo é o primeiro governador e Pernambuco o primeiro estado que está discutindo com a população", destacou. 

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), falou em nome de todos os prefeitos das cidades beneficiadas com a ação e destacou que ações importantes ainda precisam ser realizadas para garantir segurança hídrica na região. "Sei do esforço deste governo, sei do esforço do governo Eduardo Campos, sei da priorização que houve na construção das adutoras, mas a gente precisa correr atrás do Governo Federal para fazer o ramal do Agreste, aquela obra de 72 km, que foi esquecida no meio do caminho, a Transposição do Rio São Francisco chegou na Paraíba, mas a gente não viu a água chegar aqui no Agreste", afirmou. 

Em sua fala, o governador Paulo Câmara destacou a necessidade em priorizar recursos para investir em obras que possam amenizar os efeitos da crise hídrica. "O que a gente tem feito na questão hídrica aqui, tem sido um referencial, pois temos tudo devidamente diagnosticado, sabemos o que precisa ser feito e estamos buscando priorizar os recursos públicos para que as obras permitam minimizar o sofrimento da população em torno da questão da água. [...] Sabendo que as dificuldades iriam aumentar, sabendo que 2017 seria um ano novamente sem chuva, então se viu a necessidade de fazer Pirangi, juntamos o dinheiro necessário, 60 milhões no tempo de hoje não foi fácil, mas a gente priorizou. A obra está sendo entregue e vai servir para amenizar o sofrimento da população", declarou.

Na oportunidade, o prefeito Edson Vieira (PSDB), que esteve acompanhado de uma comitiva composta por secretários e vereadores governistas, comentou a importância da obra e destacou o seu esforço junto ao deputado Diogo Moraes (PSB), para a realização da mesma. "É com muita alegria que a gente recebe essa obra do Pirangi, todo santacruzense sabe da nossa luta, do nosso grupo, e em especial também, da minha pessoa, que foi um dos que batalhou desde o início para ver mais uma adutora para amenizar o sofrimento da falta de água em Santa Cruz do Capibaribe", disse o gestor.

O Sistema Adutor do Pirangi beneficiará 800 mil pessoas e faz parte de uma parceria entre o Governo do Estado, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e o Banco Mundial, com investimento de R$ 60 milhões. A ação vai contribuir com o abastecimento de água de Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Toritama, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha, Cumaru, Passira e Riacho das Almas. Antes da agenda na Compesa, o governador Paulo Câmara inaugurou a Escola Técnica Estadual (ETE) Ministro Fernando Lyra na cidade de Caruaru, que atenderá 169 estudantes e contou com investimento na ordem de R$ 10,5 milhões com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário