segunda-feira, 20 de março de 2017

Alexandre de Moraes toma posse no Supremo Tribunal Federal nessa quarta-feira 

O ex-ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, tomará posse nesta quarta-feira (22) como ministro do Supremo Tribunal Federal. Moraes foi aprovado há cerca de um mês pelo Senado Federal para vaga do ministro Teori Zavascki, morto em acidente aéreo. O ministro novato será o revisor dos processos da Lava Jato que forem submetidos ao plenário do Supremo Tribunal Federal.

Moraes tomará posse em meio a um momento de suspense no mundo político, já que na semana passada, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao STF 83 pedidos de abertura de inquérito para investigar políticos citados nas delações de ex-executivos da Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato. Inclusive, a série de pedidos da PGR, conhecida como a "nova lista de Janot", deverá ser encaminhada ao gabinete do relator da Lava Jato, Edson Fachin, nesta segunda (20).

Para a cerimônia de posse de Alexandre de Moraes, estão previstas as presenças de alguns políticos que se tornaram alvos dos pedidos de inquérito, entre os quais os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). O Palácio do Planalto ainda não confirma oficialmente, mas o presidente Michel Temer também deverá estar presente à posse.

Ex-promotor de Justiça de São Paulo, Moraes passará a ser ministro da mais alta Corte do país aos 48 anos e poderá permanecer no tribunal até 2043, quando completará 75 anos, idade limite para a atuação de ministros do STF. Ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo e filiado ao PSDB até fevereiro deste ano, o novo ministro do Supremo substituirá Teori Zavascki, que morreu em janeiro após acidente aéreo no litoral do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário